Ecológico é ter poucos filhos

Você pode adquirir hábitos sustentáveis como ir ao supermercado com sacola de pano ou pedalar na magrela para ir ao trabalho. Tudo isso é bom para o meio ambiente, mas algumas atitudes têm um peso realmente estratégico na preservação do ambiente. Provavelmente, a decisão de maior repercussão ambiental que você pode tomar na vida é a definição sobre quantos filhos vai ter.

Eu não conheço ninguém que optou por ter menos filhos porque isso é bom para o meio ambiente. Quem planeja uma família menor, normalmente têm razões não ecológicas em mente como garantir uma formação mais sólida para os filhos. De qualquer forma, estamos diante de um belo caso de união do útil com o sustentável.

As famílias brasileiras têm encolhido nos últimos anos. Minha avó Judite teve sete filhos, minha mãe Helena teve dois e minha esposa Áurea, também dois. No meu círculo de convívio conheço vários casais com filho único e alguns que não têm filhos. Caminhamos para uma realidade típica de países onde o tsunami populacional perdeu a força. Itália e Áustria, por exemplo, já convivem com a redução populacional. No Brasil, nossa população ainda cresce, mas a previsão é de estabilização por volta de 2030. Infelizmente, em muitos países o crescimento populacional ainda é explosivo. São países pobres, o que quer dizer que a maior parte das crianças que estão nascendo está fadada a crescer na pobreza. O crescimento populacional além de ser um problema ambiental é um sério problema social. Planejamento familiar é um assunto delicado que exige pensar em muitos aspectos da nossa vida, um deles é o mundo que vamos deixar para nossos filhos.

Crédito de imagem: www.lojaskd.com.br

Veja também: Simulador de consumo de energia em Excel

Cadastre os aparelhos e deixe o Excel calcular o consumo previsto de energia para sua casa, escritório, loja, condomínio, empresa, etc. Você pode criar várias unidades de consumo, cada uma com vários cenários. Assim, você verifica se o seu consumo está dentro do previsto, pode testar o impacto de uma reforma ou troca de aparelhos ou até estimar o gasto de uma unidade que ainda vai ser construída. Faça o download da versão grátis.

Assista ao vídeo para conhecer o funcionamento da planilha.

1 pensou em “Ecológico é ter poucos filhos

  1. Ótimas dicas parabéns, nós do Filhao.com.br concordamos plenamente, acreditamos que por se tratar de um momento tão mágico porém de muita responsabilidade deve ser muito bem planejado. É o que sempre conversamos com nossos clientes. Para quem está passando por esse momento mágico fica ai a minha dica berços com até 40% de desconto no http://www.filhao.com.br

Sua opinião me interessa