Mantende e sustentai-vos

Noventa milhões em ação, pra frente Brasil… Eu era criança quando cantei esse hino durante a conquista brasileira do tricampeonato mundial de futebol. 38 anos depois a letra atualizada da canção ficaria assim: Cento e noventa milhões em ação… Em um período inferior a duas gerações a população brasileira mais do que dobrou. Não precisa ser matemático para entender que a continuação dessa tendência nos levaria a um esgotamento dos recursos naturais.

Felizmente, a lógica do crescei e multiplicai-vos está sendo abandonada no Brasil. O IGBE divulgou que a taxa de fertilidade da mulher brasileira está em torno de 1,8 filhos. É um valor abaixo dos 2,1 considerados suficientes para manter a população estável. Com essa taxa a população brasileira vai crescer cada vez mais lentamente até atingir o pico de 200 milhões de habitantes por volta de 2030. Dali em diante, a tendência será de redução populacional.

A família brasileira está tendo menos filhos por razões que não tem nada a ver com ecologia, mas o meio ambiente agradece. O tsunami populacional que começou durante a Revolução Industrial é um dos grandes responsáveis pela degradação ambiental que enfrentamos hoje. Com tanta gente no mundo, a demanda por recursos naturais aumentou demais. No Brasil, a inversão da curva do crescimento populacional vai acontecer antes do que os especialistas previam. Espero que o resto do mundo siga pelo mesmo caminho o mais breve possível. Mantende e sustentai-vos.

Crédito de imagem: www.br101.org

Veja também: Simulador de consumo de energia em Excel

Cadastre os aparelhos e deixe o Excel calcular o consumo previsto de energia para sua casa, escritório, loja, condomínio, empresa, etc. Você pode criar várias unidades de consumo, cada uma com vários cenários. Assim, você verifica se o seu consumo está dentro do previsto, pode testar o impacto de uma reforma ou troca de aparelhos ou até estimar o gasto de uma unidade que ainda vai ser construída. Faça o download da versão grátis.

Assista ao vídeo para conhecer o funcionamento da planilha.

Sua opinião me interessa