As lições da Casa da Cascata

Em 2009, chegamos ao cinqüentenário de morte de Frank Loyd Wright, arquiteto americano criador da Casa da Cascata. Concluída em 1939 essa casa é um marco arquitetônico do século XX. Basta olhar a foto acima para entender o porquê. Frank Loyd Wright foi um dos expoentes da arquitetura orgânica. Um dos preceitos que ele seguia é de que a obra não deve se impor sobre a paisagem. Antes disso, deve se integrar a ela sem agredi-la. Na sua concepção, os materiais para a obra devem ser buscados na região, pois a obra deve ter ligação com o lugar onde se situa. No projeto da Casa da Cascata, Loyd Wright levou a sério suas idéias de integração entre a obra arquitetônica e o seu entorno. Na arquitetura orgânica busca-se uma relação afetiva entre o homem e o meio, como se houvesse uma vontade no morador de se fundir ao solo em que habita. Respeitar a paisagem, valorizar os materiais locais são princípios que talvez, para Loyd tivessem um valor estético e filosófico. O fato é que sua visão da arquitetura orgânica é precursora da arquitetura sustentável.

Para preservar o ambiente é preciso gostar dele. Não basta ser apenas objetivo, é preciso manter uma relação de afeto com o meio. A Casa da Cascata não foi a primeira moradia orgânica. A palhoça de índio no meio da selva amazônica ou a casinha de pau-a-pique no sertão nordestino também são orgânicas. A Casa da Cascata não é de todo ecológica. Basta lembrar que custou em dinheiro de hoje mais de 2 milhões de dólares. Mas com certeza é uma das casas orgânicas mais belas e importantes já construídas. Tanto assim, que hoje pertence a uma fundação e está aberta à visitação de milhares de turistas anualmente. Simbólica e visionária, a Casa da Cascata é uma cascata de inspiração para todos.

Fallingwater House
Pittsburgh, Pensylvania, USA
Projeto de Frank Loyd Wright
Construída entre 1935 e 1939
Até 1963 foi residência de verão da família Kaufmann
Em 1963 foi cedida ao Western Pensylvania Conservancy
www.fallingwater.org

Veja também: Simulador de consumo de energia em Excel

Cadastre os aparelhos e deixe o Excel calcular o consumo previsto de energia para sua casa, escritório, loja, condomínio, empresa, etc. Você pode criar várias unidades de consumo, cada uma com vários cenários. Assim, você verifica se o seu consumo está dentro do previsto, pode testar o impacto de uma reforma ou troca de aparelhos ou até estimar o gasto de uma unidade que ainda vai ser construída. Faça o download da versão grátis.

Assista ao vídeo para conhecer o funcionamento da planilha.

Sua opinião me interessa