Consciência ambiental no cotidiano
As lições da Casa da Cascata
Em 2009, chegamos ao cinqüentenário de morte de Frank Loyd Wright, arquiteto americano criador da Casa da Cascata. Concluída em 1939 essa casa é um marco arquitetônico do século XX. Basta olhar a foto acima para entender o porquê. Frank Loyd Wright foi um dos expoentes da arquitetura orgânica. Um dos preceitos que ele seguia é de que a obra não deve se impor sobre a paisagem. Antes disso, deve se integrar a ela sem agredi-la. Na sua concepção, os materiais para a obra devem ser buscados na região, pois a obra deve ter ligação com o lugar onde se situa. No projeto da Casa da Cascata, Loyd Wright levou a sério suas idéias de integração entre a obra arquitetônica e o seu entorno. Na arquitetura orgânica busca-se uma relação afetiva entre o homem e o meio, como se houvesse uma vontade no morador de se fundir ao solo em que habita. Respeitar a paisagem, valorizar os materiais locais são princípios que talvez, para Loyd tivessem um valor estético e filosófico. O fato é que sua visão da arquitetura orgânica é precursora da arquitetura sustentável.
Para preservar o ambiente é preciso gostar dele. Não basta ser apenas objetivo, é preciso manter uma relação de afeto com o meio. A Casa da Cascata não foi a primeira moradia orgânica. A palhoça de índio no meio da selva amazônica ou a casinha de pau-a-pique no sertão nordestino também são orgânicas. A Casa da Cascata não é de todo ecológica. Basta lembrar que custou em dinheiro de hoje mais de 2 milhões de dólares. Mas com certeza é uma das casas orgânicas mais belas e importantes já construídas. Tanto assim, que hoje pertence a uma fundação e está aberta à visitação de milhares de turistas anualmente. Simbólica e visionária, a Casa da Cascata é uma cascata de inspiração para todos.
Fallingwater House
Pittsburgh, Pensylvania, USA
Projeto de Frank Loyd Wright
Construída entre 1935 e 1939
Até 1963 foi residência de verão da família Kaufmann
Em 1963 foi cedida ao Western Pensylvania Conservancy
www.fallingwater.org
| Imprimir artigo | Este artigo foi escrito por Radamés em 09/18/2010 às 18:20, e está arquivado em Habitação. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site. |









