VN:F [1.9.3_1094]
Avalie
Rating: 1.5/5 (2 votes cast)

Faz um bom tempo que eu uso caneca de louça para tomar café no escritório. Como todos sabem, o colaborador moderno é movido a cafeína e essa droga lícita não devia entrar na contabilidade da empresa como despesa e, sim, como investimento, já que melhora a produtividade dos usuários. A maioria, porém, ainda prefere o copo plástico descartável na hora do cafezinho. Quem não adere à xícara costuma alegar que não tem tempo para lavar esse recipiente ecologicamente correto. Pois bem, lá no escritório onde trabalho essa desculpa não vale mais.

Esses dias, sentei na mesa e em um gesto automático minha mão foi de encontro à xícara que não estava lá. Depois de uma breve crise de abstinência encontrei-a devidamente lavada na copa. Uma gentileza das garotas do cafezinho. Junto com a minha xícara haviam algumas outras aguardando pelos donos. Agora, diariamente, chego ao trabalho e já passo pela copa para apanhar minha xícara lavada. A ideia pegou porque a cada dia há mais xícaras no balcão da copa. Essa minha nova rotina é um pouco menos ecológica do que a anterior, considerando que eu vivia esquecendo de lavar minha xícara. Mesmo assim, continua sendo mais ecológica do que usar copos descartáveis. Lavar a xícara consome água e detergente, mas o impacto dessa ação é menor do que lançar copos plásticos no ambiente.

São esses pequenos atos de boa vontade como o das minhas colegas da copa que fazem a diferença. Sim, o meio ambiente precisa de grandes ações globais, mas ações macro não vão resolver o problema sem as micro ações cotidianas que só dependem da boa vontade de cada um.

A atitude ecológica está nos detalhes, 1.5 out of 5 based on 2 ratings