Carro preto é ruim para o meio ambiente?

O estado americano da Califórnia tem fama de estar na vanguarda da legislação ambiental. Parabéns ao exterminador de emissões e governador Arnold Schwarzenegger. Recentemente, porém, os legisladores californianos lançaram uma proposta no mínimo polêmica. A assembléia da Califórnia pode aprovar uma lei que impõe limite mínimo para a refletividade da pintura dos carros. Explicando: os carros vão ter que refletir a luz solar com eficiência para evitar que fiquem muito aquecidos quando expostos ao sol. Dessa forma, o veículo economiza no ar condicionado, consome menos combustível e lança menos carbono na atmosfera. Essa lei pode inviabilizar a fabricação de carros pretos que absorvem mais os raios solares do que as cores claras.

Leis que reduzem a poluição são sempre bem-vindas, mas é preciso tomar cuidado para não colocar o foco na ferradura, quando o problema é com o cavalo. Se as celebridades californianas saírem todas pela Sunset Boulevard de carro branco, vamos ter um ínfimo ganho ambiental, já que o problema está no carrão potente com seu ar condicionado ultra refrescante e não na cor preta da lataria. Uma lei como essa pode gerar o efeito oposto ao desejado. O cidadão que pintar o seu carro de branco pode ficar relaxado achando que zerou o seu problema ambiental. Aprovada a lei, os donos de automóvel terão que se adequar a ela, haverá muita discussão e gasto de energia à toa, já que no final o ganho será pífio. O que os californianos conscientes sabem é que para reduzir a emissão de carbono a melhor solução é deixar o carro na garagem e sair por aí pedalando uma magrela, pegando o metrô ou resolvendo a parada pela Internet. O problema é que os americanos criaram a civilização do automóvel. Para eles, o carro é praticamente uma extensão de seus corpos. Hollywood poderia ajudar a mudar essa cultura. Que tal se no próximo filme do Batman, o batmóvel fosse branco?

Veja também: Ambientalistas que se culpam por nascer

1 pensou em “Carro preto é ruim para o meio ambiente?

  1. eu achei uma falta de respeito dizerem que pelo fato do carro ser preto ele seja culpado por fazer isso,seu rexista,maxista e omofobicos me senti estuprada

Sua opinião me interessa