Criatividade é Comfort

Amaciantes de roupa não são produtos ecológicos, mas a iniciativa da Unilever, fabricante do Comfort, merece divulgação porque mostra um caminho a seguir. O amaciante Comfort, que era vendido em apresentação diluída, agora conta com a opção concentrada. O Comfort concentrado de 500ml equivale à embalagem de 2 litros da formulação diluída. Essa mudança de apresentação gera uma considerável economia de embalagens, tanto a primária (garrafa plástica) como as secundárias (caixas e pallets). Economiza-se também no transporte e na armazenagem do produto. O ganho ambiental é evidente e o consumidor tem ainda a vantagem do preço 20% menor do produto concentrado. Conseguem-se essas vantagens simplesmente deixando de adicionar água ao produto na fábrica.

Bacana também é a abordagem da Unilever para a campanha de divulgação do Comfort concentrado. As peças publicitárias são didáticas e mostram ao consumidor porque a nova apresentação é interessante tanto para o meio ambiente como para o bolso.

Espero que o Comfort concentrado faça sucesso e estimule os fabricantes a lançarem outros produtos em versões concentradas. Se vai dar certo veremos, afinal o público desse produto é conservador. Em 1998, a Unilever lançou no Brasil o Comfort para diluir. A embalagem era de 400ml e o produto precisava ser diluído com água até formar 2 litros. Na época, usamos o Comfort para diluir lá em casa. Eu gostei da ideia, mas fiquei com o pressentimento de que não faria sucesso porque lhe faltava conveniência. Diluir o produto até formar 2 litros era muito para a paciência do consumidor comum. Não sei se o Comfort para diluir ainda é comercializado, mas nunca mais o vi nas gôndolas do supermercado. Nessa segunda tentativa da Unilever, o conceito foi aprimorado: agora não é preciso diluir em água e a campanha de divulgação enfatiza o ganho ambiental e econômico.

Porque amaciantes de roupa não são ecológicos: o Comfort é um tensoativo aniônico, como a maioria dos amaciantes. Seu componente principal é uma substância orgânica nitrogenada que ao ser lançada em córregos e rios favorece o crescimento desordenado de algas que consomem o oxigênio da água. Há quem diga que o amaciante é um produto dispensável na casa ecológica, afinal suas funções, amaciar e perfumar a roupa, são secundárias. Não vou radicalizar recomendando o boicote aos amaciantes, pois também gosto de roupa macia e perfumada, mas creio que o uso moderado de amaciante é melhor para o ambiente e para o bolso.

Existem amaciantes ambientalmente mais corretos que o Comfort, mas até onde eu sei não são comercializados no Brasil. Quem sabe a Unilever não lança no futuro um Comfort com fórmula mais ecológica. Criatividade não lhes falta.

Veja também: Simulador de consumo de energia em Excel

Cadastre os aparelhos e deixe o Excel calcular o consumo previsto de energia para sua casa, escritório, loja, condomínio, empresa, etc. Você pode criar várias unidades de consumo, cada uma com vários cenários. Assim, você verifica se o seu consumo está dentro do previsto, pode testar o impacto de uma reforma ou troca de aparelhos ou até estimar o gasto de uma unidade que ainda vai ser construída. Faça o download da versão grátis.

Assista ao vídeo para conhecer o funcionamento da planilha.

1 pensou em “Criatividade é Comfort

Sua opinião me interessa