O copo de requeijão e o pão-durismo ecológico

Faça uma pesquisa na Internet com a expressão “sintomas de pobreza”. Você vai encontrar a clássica e divertida lista que traz as ações típicas do pobre como tomar banho de sol na laje, comprar churrasquinho com vale transporte ou esquentar pilhas para ver se rendem um pouco mais. Confesso que pratico regularmente algumas ações citadas nessa bendita lista. A maioria delas são coisa de pão-duro e independem de ser pobre ou rico. É nesse ponto que eu queria chegar.

Em muitos aspectos, o cidadão ambiental é um cara pão-duro. Com muito orgulho, diga-se. Lá em casa, nós comprávamos copos para pôr à mesa, mas o tempo passava e os copos iam quebrando e quebrando. Foi aí que percebemos que a salvação estava nos copos de requeijão. Hoje não compramos mais copos. Para quê? Existem os copos de requeijão, de nutella, de extrato de tomate, etc. Sim. Eu uso copo de requeijão para tomar cerveja. É coisa de pobre, de pão-duro, mas é ecológica. Em vez de jogar o copo no lixo, dou uma nova função a ele, que será utilizado dezenas de vezes. Um dia ele vai quebrar, mas aí já cumpriu a dupla função de acondicionar o requeijão e de evitar que nós precisemos comprar copos. O pobre, em muitos aspectos, é ecológico porque sabe viver na escassez. E o que é ser ecológico senão administrar a escassez de recursos naturais? Por isso, senhores designers de embalagens, inventem embalagens cada vez mais bonitas e muiti funcionais em vez de trocar os copos de requeijão de vidro pelos de plástico. Os pobres e os cidadãos ambientais agradecem.

Veja também: Simulador de consumo de energia em Excel

Cadastre os aparelhos e deixe o Excel calcular o consumo previsto de energia para sua casa, escritório, loja, condomínio, empresa, etc. Você pode criar várias unidades de consumo, cada uma com vários cenários. Assim, você verifica se o seu consumo está dentro do previsto, pode testar o impacto de uma reforma ou troca de aparelhos ou até estimar o gasto de uma unidade que ainda vai ser construída. Faça o download da versão grátis.

Assista ao vídeo para conhecer o funcionamento da planilha.

Sua opinião me interessa