Recondicionado ou remanufaturado?

As palavras também passam por recondicionamentos e remanufaturas. Até pouco tempo atrás, para mim as duas palavras do título tinham o mesmo sentido, mas agora sei que há um movimento para dar a cada uma delas um significado próprio. Segundo a ANRAP (Associação Nacional dos Remanufaturadores de Autopeças) a remanufatura de uma peça usada é uma operação realizada pelo fabricante seguindo as melhores práticas, o que resulta em um produto de qualidade, com atualização tecnológica e garantia de fábrica. Já, a peça recondicionada seria aquela que passa, digamos, por uma meia sola e não dá para pôr a mão no fogo por ela.


É gratificante saber que grandes empresas como Bosch, Sachs e TRW criaram linhas de produtos remanufaturados. O meio ambiente agradece pela economia de matérias primas e energia que a remanufatura proporciona. O consumidor agradece, pois tem a opção de comprar um produto mais barato e de qualidade. Espero que a iniciativa da ANRAP (www.anrap.org.br)   seja adotada também por outros setores da indústria.
Eu não sei se as pessoas vão aderir aos novos sentidos dessas duas palavras, mas de qualquer forma tome cuitado para não levar recondiconado por remanufaturado.

Veja também: Ambientalistas que se culpam por nascer

Sua opinião me interessa