Mitos sobre reciclagem

Vários mitos sobre reciclagem circulam amplamente entre nós. Alguns, são frutos da falta de informação, outros, da tentativa de iludir a opinião pública. Vejamos alguns deles.

A reciclagem é a grande solução

Errado. A reciclagem é a última solução, que deve ser posta em prática quando se esgotaram as possibilidades de redução e de reutilização. São três os erres da consciência ambiental: reduzir, reutilizar e reciclar. A reciclagem é o último R da lista porque é o mais caro. Em primeiro lugar, pense em reduzir sua produção de resíduos. Depois, pense em alternativas para reutilizar os materiais. Por último, se não houver outra opção, vem a reciclagem.

Se é reciclável, então será reciclado

Errado. A possibilidade teórica de reciclagem não garante que o resíduo será efetivamente reciclado. Alguns fabricantes fazem marketing colocando símbolos de reciclagem nos rótulos de suas embalagens. Trata-se de meia verdade. O que é reciclável teoricamente, nem sempre é reciclado na prática. Garrafas PET usadas, podem ser recicladas, no entanto, não servem de matéria-prima para produzir novas garrafas PET. Podem ser usadas para produzir outros bens como enchimento para colchões. Se todas as garrafas PET produzidas fossem transformadas em colchões, não haveria clientes para tanto colchão.

Papel, metal, vidro e plástico são sempre recicláveis

Errado. Cada um desses materiais tem muitas variedades e apenas algumas são recicláveis. Veja exemplos: papel parafinado, lata de tinta, vidro temperado e plástico metalizado não são recicláveis. Por isso, quando fizer compras no supermercado observe se a embalagem do produto é realmente reciclável. Talvez na prateleira ao lado haja outro produto com embalagem de menor impacto ambiental.

Uso embalagens recicláveis e durmo tranquilo

Cuidado. As latinhas de alumínio são recicláveis e têm uma alta taxa de reciclagem no Brasil. Ótimo. Daqui por diante devo tomar refrigerante só em latinha? Não. Nesse caso específico existe uma alternativa de impacto ambiental muito menor que é a garrafa de vidro reutilizável. Em outras palavras: embalagens recicláveis só devem ser preferidas quando não existirem alternativas de impacto ambiental menor.

A reciclagem é ilimitada

Errado. Alguns materiais como aço, alumínio e vidro podem ser reciclados um número ilimitado de vezes. Outros, perdem qualidade a cada reciclagem. Estão nesse grupo o papel e o plástico. Papel de primeira pode ser reciclado para produzir papel de segunda. Plástico virgem pode ser usado para produzir plástico reciclado, que não terá tanta demanda nem usos nobres como o plástico virgem.

A reciclagem é barata

Nem sempre. Normalmente, reciclar é mais barato do que produzir o bem a partir de matéria virgem, mas isso não significa que a reciclagem acontece sem custo ambiental. Produzir uma latinha de alumínio a partir de latinhas usadas é muito mais barato do que produzi-la a partir de minério de alumínio. No entanto, a reciclagem das latinhas não é barata, pois é preciso fundi-las a mais de 600 ºC e essa operação consome energia. Um outro exemplo: a reciclagem de pilhas e baterias é bastante complexa.

Se os fabricantes pudessem escolher, não fariam a reciclagem. Só a fazem por exigência legal. No futuro, o cerco à geração de resíduos vai apertar e muitos produtos serão reciclados apesar do custo alto do processo.

Produtos reciclados são mais baratos

Depende. Quem já foi à papelaria e comparou o preço do papel virgem com o do papel reciclado deve ter achado estranho que o produto feito com fibra virgem seja mais barato do que outro feito com fibra reaproveitada. Na teoria, o papel reciclado tem custo menor. A diferença pode estar na escala de produção. Talvez o papel virgem branqueado seja produzido por uma gigante industrial enquanto o papel reciclado seja fabricado por uma empresa menor, com estrutura de distribuição mais precária, etc.

Um dia isso vai mudar. Mas para a mudança ocorrer, é preciso que você consumidor prefira o papel reciclado. Assim, a empresa do papel reciclado se fortalece e a gigante industrial pode se interessar em produzir papel reciclado também.

Eco-tecno-casa

Minimalismo raiz x minimalismo Nutella

7 pensou em “Mitos sobre reciclagem

  1. A reciclagem é muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito immmmmmmmmmmmmmmmporrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrtammmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!”!|!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Pingback: reciclado baterias
  3. Estava lendo e visualizando sobre reciclagem, e logo em seguida sobre minimalismo,agora estou um tanto confuso, e ao mesmo tempo, eu os associos .
    Quanto a reciclagem este assunto me dedico a mais tempo em interpretar, e procurar soluções.
    No entanto; observo que não existem políticas públicas de ordem financeiras, que faça com que isto aconteça de forma efetiva e eficaz..
    O que ao meu ver seria a solução para diversas
    Problemáticas, que afetam a pessoa humana junto ao planeta.
    As embalagens tem sido na minha opinião um dos maiores causadores deste desequilíbrio, entre a produção e a reciclagem, o que me leva a crer que uma política de ordem mundial por assim dizer. Seria responsável por induzir aos meios produtivos a obrigatoriedade de uso de embalagens próximo de 100% de reutilização e reciclagem, inclusive de reutilização onde o vidro voltaria a ocupar posição que outrora tinha enorme destaque a exemplo.
    Agregar valor ao material reciclável, é uma forma de melhorar a renda de parcela da sociedade, que vivem desta atividade, que só obteremos a partir da mudança de consumo por parte dos detentores dos meios produtivos
    De produtos, que possuam características altamente recicláveis em duas embalagens ou produtos, de preferência em ambas.
    Quanto ao minimalismo prefiro não me manifestar por pouco conhecimento que possuo no assunto, mas vejo que a redução do consumo de enquadra em primeira instância, no conceito dos três R, ou seja Reduzir, reutilizar e reciclar. Agradeço pela oportunidade de expor parte do meu ponto de vista.

Sua opinião me interessa