Consciência ambiental no cotidiano
Curitiba: a capital mais motorizada do Brasil
Meu inconsciente curitibano insiste em ver Curitiba como a capital com as melhores soluções de transporte coletivo do Brasil. No horário eleitoral gratuito vejo o prefeito Beto Richa, que disputa a reeleição, falar sobre o que fez e o que quer fazer em favor do transporte coletivo. Em um desses programas pude ouvir os prefeitos de Londres e Chicago em visita à nossa capital elogiando as virtudes do nosso transporte coletivo. A questão é que em paralelo ao desenvolvimento do nosso transporte público, estamos vendo o aumento descontrolado dos veículos particulares. Em 2008 a frota curitibana ultrapassou 1 milhão de veículos. A última estatística aponta Curitiba como a capital brasileira com a maior proporção de carros por habitante. Temos 489 veículos para cada 1.000 habitantes, o que dá praticamente um veículo para cada duas pessoas. Em alguns bairros de maior renda existe mais veículo do que gente.
Conversei com meus botões para ver se chegávamos a uma explicação para esse paradoxo: por que a capital com o transporte coletivo mais elogiado tem a maior frota proporcional de veículos particulares? Depois de matutar, eu e meus botões ficamos desapontados.
São duas coisas distintas que pouco se relacionam: o transporte coletivo e a frota de veículos particulares. A prefeitura investe em transporte coletivo, mas as pessoas não vão deixar de comprar um carro só porque o transporte coletivo é eficiente. Na cabeça das pessoas, transporte coletivo é uma coisa para ser usada quando você não dispõe de uma opção mais cômoda. Mesmo que nosso transporte coletivo fosse uma maravilha, o que não é, as pessoas continuariam desejando comprar um carro porque ele é símbolo de status e vivemos na civilização da gasolina. Nos últimos anos, graças ao crédito farto, ficou fácil comprar um carro e o curitibano foi às compras. Ele pode até se orgulhar do seu transporte coletivo, mas andar de carro dá mais ibope, é mais confortável, geralmente mais rápido. Não é mais barato, nem mais ecológico, mas sustentar um carro é uma conta que dá para encarar e a preocupação ecológica ainda não evoluiu a ponto de fazer as pessoas motorizadas optarem pelo transporte coletivo.
Como resolver essa equação? Curitiba antecipa o que vai acontecer em outras cidades brasileiras. Por mais que o transporte coletivo se aperfeiçoe, será deixado de lado por mais e mais pessoas que vão optar pelo carro.
Uma das administrações anteriores tentou colar em Curitiba a marca de capital ecológica. Realmente, nossa proporção de áreas verdes por habitante é uma das melhores do país, temos coleta seletiva de lixo organizada, mas essa quantidade de carros em circulação acaba com qualquer pretensão nossa de sermos os mais ecológicos. Nosso trânsito se deteriora a cada dia. Se Curitiba quiser voltar a ser capital ecológica, teremos que deixar o carro na garagem para prestigiar ligeirinhos, estações tubo, canaletas, biarticulados, etc. Só que isso envolve uma mudança cultural e algumas iniciativas ousadas da prefeitura. Não sei se criando soluções vip de transporte coletivo, quem sabe fazendo restrições à circulação de carros em áreas movimentadas. Só espero que Curitiba se torne um dia a capital com a maior taxa de carros parados na garagem.
Crédito de imagem: Gazeta do Povo
| Imprimir artigo | Este artigo foi escrito por Radamés em 09/19/2010 às 18:32, e está arquivado em Transporte. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site. |











há 1 ano atrás
Além dessas razões citadas amigo, é fácil de entender por que as pessoas preferem o carro. É só você pegar um ônibus como o Inter II, Biarticulado Boqueirão ou Cabral Cachoeira em horário de pico que vai compreender perfeitamente. Quem que gosta de viver espremido feito sardinha enlatada, respirando ar viciado, correndo o risco de roubarem sua carteira e aguentando mal cheiro? Fora outros inconvenientes. Melhor sistema de transporte público do país? Imagine o pior então! Melhor apenas no fato da tarifa integrada e de ter linhas que cobrem quase todos os pontos da cidade, pois essa máfia de URBS que só quer enriquecer coloca poucos ônibus e não quer nem que tenha lotações como em São Paulo para não ter concorrência. Aqui falta metrô, falta trem elétrico e ônibus elétricos que não poluem para quem defende tanto a qualidade do ar. Já que adoram comparar Curitiba com primeiro mundo (está muito longe disso) por que não instalaram até agora? E quanto a rede de ciclovias que deixa a desejar o que me diz? Como podem dizer que automóveis poluem tanto se a maioria dos ônibus são movidos a diesel? Pois eu mesmo ando só de carro para trabalhar e incentivo a todos a fazerem o mesmo enquanto não melhorarem o nosso transporte coletivo. Boicotem a máfia do transporte público assim terão que melhorar o serviço. Sou a favor de cada um ter seu carro assim como é nos Estados Unidos. Pois depender de ônibus nesta “cidade modelo” é gostar de sofrer me desculpe!
há 1 ano atrás
Caros Curitibanos,
venho felicitá-los por seu transporte coletivo, que acreditem, realmente é um dos melhores do mundo e com certeza o melhor do Brasil.
Digo-lhes isto baseado em minhas viagens pelo exterior por todas as capitais deste país. Resido hoje em uma capital a qual por respeito, não citarei o nome mas, com toda certeza afirmo esta entre as três piores deste país em quase todos os aspectos sociais, ambientais e extruturais.
Tive o prazer e a honra de habitar esta maravilhosa cidade por 30 anos, e precisei sair para dar o devido valor. Problemas todas tem mas, mais importante que os problemas são suas soluções. Na visão macro-social, vcs definitivamente se encontram, pelo menos 30 anos a frente da maioria de nossas capitais.
Basta dizer que meus filhos que moram e estudam ai, tiveram educação ambiental e de transito em sua grade curricular desde o fundamental. Cobrem, reclamem, apontem os problemas, mas não deixem jamais de ter orgulho desta cidade modelo. Não moro mais ai, mas tenho orgulho de ser Paranaense e Curitibano de coração.
há 3 meses atrás
O sistema de transporte coletivo de Curitiba já foi o melhor do país, mas isso era nos anos 70 e 80. Quem acredita que continua sendo nunca tentou entrar num Campina do Siqueira-Capão da Imbuia ou num Santa Cândida-Pinheirinho às 18h ou 18h30. Ainda é melhor que o de Brasília (talvez o pior do país), mas é muito pior que o do Rio, por exemplo.