Casa de vidro

 

Ainda hoje a Casa de vidro causa impacto e gera polêmica. É uma casa, certo? Embora tenha um ar de projeto conceitual seu criador, o arquiteto Philip Johnson, a usou como casa de veraneio por muitos anos. O primeiro impacto que a casa me provoca tem a ver com a questão da privacidade. Como é toda rodeada de vidro os moradores ficam expostos aos olhares que vem de fora. Bem, esse talvez seja o principal paradigma rompido pela casa de vidro: se por um lado os moradores podem ser vistos, também têm uma ótima perspectiva para verem o que os rodeia. É como se a casa fosse a continuação do entorno. Considerando que se trata de uma casa de campo rodeada pelo verde e que não há vizinhos curiosos em volta, a possibilidade de apreciar o entorno sobrepõe o instinto da privacidade.

Casa de vidro de Philip Johnson

Outro impacto da casa de vidro é a ausência de divisões internas. Nada de paredes separando quarto, sala, cozinha, etc. A única área cercada por paredes é o banheiro. É a simplicidade levada ao extremo no projeto e no mobiliário. Trata-se de uma casa simples para um casal disposto a levar uma vida frugal.
Também impressiona na casa de vidro o uso de materiais incomuns nesse tipo de construção até então. Aço e vidro se tornaram uma marca da arquitetura modernista em edificações comerciais, mas não nas residenciais. Os materiais usados deram ao projeto uma simplicidade e elegância notáveis. Linhas retas que tem como único contraponto o cilindro central do banheiro. A ausência de águas no telhado rompe com uma longa tradição. Águas para que, não é mesmo? Outras áreas complementam o conjunto da Casa de vidro como a Casa dos hóspedes, a piscina e o ateliê.
O conceito da casa de vidro não se adapta a qualquer situação, obviamente. Em locais quentes com muita insolação ela acabaria funcionando como uma estufa, mas hoje não é difícil encontrar casas com amplas áreas envidraçadas. Os lofts são exemplo de habitação sem paredes. Casas sem águas inclinadas no telhado também se tornaram comuns. Tudo indica que os princípios colocados na casa de vidro fermentaram e foram assimilados.

Imagens no Flickr

Informações

The glass house

New Canaan, Connecticut, EUA

Philip Johnson

Inaugurada em 1960

http://philipjohnsonglasshouse.org

Localização Google Maps

Imagens do Wikimedia Commons

Fonte: Wikimedia Commons

About Radamés

Engenheiro curitibano pela UFPR, professor e produtor de conteúdos e ferramentas educacionais para a Internet.

Sua opinião me interessa

Scroll To Top