Catedral de São Basílio

 

Marco visual mais conhecido da Rússia, a catedral de São Basílio está situada no centro geométrico histórico de Moscou na Praça Vermelha e ao lado do Kremlin o conjunto de edifícios que sediam o governo russo. Construída a mando do czar Ivan o Terrível em comemoração à conquista de Kazan em 1552 a catedral passou ao longo dos séculos por reformas, ampliações, incêndio e restauros. No período soviético os bolcheviques converteram a catedral cristã ortodoxa em museu e cogitaram demoli-la. Na atualidade, a catedral está sob os cuidados do governo da Rússia, é aberta a visitação e se mantém como um dos monumentos mais importantes desse povo.

Catedral de São Basílio - Moscou

Sua estrutura complexa, suas cores vivas,o convívio da geometria com a imprevisibilidade tornam a catedral única. Seria um exagero dizer que a obra está impregnada de algum desconstrutivismo? Sim, há um caos controlado nas cúpulas desse monumento. As torres seguem o estilo conhecido como gótico russo: uma base cilíndrica que suporta uma cúpula cônica que pode ser coroada com uma cebola. Na catedral de São Basílio temos nove torres. A torre central domina o conjunto. Ao redor dela outras quatro torres com cúpulas cebolas, orientadas pelos pontos cardeais. Intercaladas entre as quatro cúpulas maiores, outras quatro cúpulas cebola menores posicionadas segundo os pontos sub-cardeais. Completam o conjunto dois anexos que quebram a simetria do conjunto, mas que se equilibram em lados opostos.Esses anexos construídos posteriormente abrigam os restos mortais de São Basílio e do beato João de Mocou.

O interior da catedral contém corredores labirínticos, escuros e claustrofóbicos. As paredes são adornados com imagens da iconografia ortodoxa e temas florais. O maior espaço interno fica sob a torre central e tem pouco mais de 64 metros quadrados, o que destoa com as catedrais ocidentais que permitem maior concentração de fiéis.

Com as mudanças políticas e sociais da Rússia a catedral de São Basílio deixou de ser o local sagrado central da religião ortodoxa russa. Antes frequentada pelo czar,  a catedral passou a ser um monumento que remete à alma russa.

Imagens no Flickr

Informações

Catedral de São Basílio

Praça Vermelha, Moscou, Rússia

Inaugurada em 1561

Arquitetos: Postnik e Barma

Encomendada pelo czar Ivan IV o Terrível

Site oficial

Localização Google Maps

Loading
Center map
Tráfego
De bicicleta
Transit

Imagens no Wikimedia Commons

Fonte: Wikimedia Commons

About Radamés

Engenheiro curitibano pela UFPR, professor e produtor de conteúdos e ferramentas educacionais para a Internet.

Sua opinião me interessa

Scroll To Top