No computador, as imagens são gravadas em arquivos que guardam as informações através de processos sofisticados e engenhosos. De forma simplificada, podemos dizer que toda imagem, dentro do computador, é reduzida a números. Há diversas maneiras de armazenar uma imagem, mas para quem trabalha com computação gráfica, é importante distinguir os dois grandes grupos de arquivos de imagem da informática: os arquivos vetoriais e os bitmaps.
Imagens vetoriais: nos arquivos vetoriais, as imagens são armazenadas como um conjunto de instruções matemáticas. Vamos entender melhor através de uma comparação: se quiséssemos explicar como se desenha a bandeira do Brasil, poderíamos dizer o seguinte: desenhe um retângulo verde. Dentro do retângulo, coloque um losango amarelo, e dentro, deste, um círculo azul. Desenhe 27 estrelas dentro do círculo e uma faixa branca arqueada onde se lê ‘Ordem e Progresso’ em azul, etc. Observe que descrevemos a bandeira passo a passo, desmontando-a em vários objetos geométricos simples. O armazenamento de imagens em formato vetorial imita a descrição que fizemos há pouco. O computador guarda um conjunto de instruções que permite a reconstrução da imagem na tela sempre que for necessário. Os arquivos do CorelDraw, por exemplo, usam a técnica vetorial. Quando você abre um arquivo do CorelDraw, observa que a imagem mais complexa é formada por um conjunto de objetos geométricos mais simples que são montados na tela passo a passo.
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