A classe operária vai para a nuvem

Esta semana a Microsoft anunciou o início em beta de seu serviço Office 365 que é a evolução on-line em nuvem do velho pacote Office que conhecemos bem. O Office 365 será acessível a partir de uma infinidade de dispositivos: computadores conectados, iPhones, Blackberrys, Androids, Windows Phones, etc. O Office 365 vai levar a empresa até onde o funcionário estiver a qualquer hora do dia, em qualquer dia do ano. É a intensificação de uma tendência que começou quando as empresas passaram a entregar smartphones para seus funcionários ficarem conectados ao trabalho em tempo integral.

Além dos aplicativos Word, Excel e PowerPoint esse novo serviço terá integração com email, mensagens instantâneas, disco virtual, construtor de sites, entre outras coisas. A ideia é juntar uma série de produtos da empresa como Office, Hotmail, Messenger, SharePoint, SkyDrive e Exchange em uma grande solução integrada para uso corporativo. Obviamente, o Office 365 vai gerar discussões acaloradas, pois é pago por assinatura e virão as comparações inevitáveis com soluções gratuitas como o Google Docs. Imagino que ao propor uma solução corporativa, a Microsoft tenha pensado em todos os requisitos de segurança envolvidos e dará boas garantias às empresas de que seus preciosos documentos estão seguros na nuvem. Garantia que serviços gratuitos e sem integração talvez não ofereçam. O fato é que o Office 365 pretende ser um ambiente de trabalho colaborativo completo na nuvem.

Independente das disputas ideológicas entre fãs da Microsoft e do código aberto, o que está claro é que ambas as vertentes de desenvolvimento operam para aumentar o estresse no mundo do trabalho, que já está alto. O nome do produto da Microsoft sugere disponibilidade integral todos os dias do ano. Imagino que os funcionários da empresa que contratar o serviço da Microsoft poderão ser chamados de colaboradores 365. Dá até uma saudade do Office nine to five.

Veja também: Controle financeiro em Excel


Controle suas finanças pessoais e familiares com esta planilha registrando suas despesas, receitas e investimentos. Crie planos de contas, agende lançamentos periódicos, analise os dados em gráficos e economize tempo. Faça o download grátis.

Sua opinião me interessa