O carteiro que não entregava propagandas

O carteiro americano Steven Padgett foi condenado a três anos de prisão em regime aberto por deixar de entregar correspondências durante sete anos. O carteiro não entregava malas diretas, catálogos e informes publicitários. Vários moradores de Raleigh, cidade americana onde o carteiro atuava, consideram a condenação injusta e agradecem a Steven por tê-los poupado de receber as correspondências indesejadas.

Essa história bizarra me fez pensar nas diferenças entre o correio tradicional e o eletrônico.

  • No correio tradicional você é preso se não entregar a correspondência. No correio eletrônico, vai preso quem envia mensagens não solicitadas em massa.
  • No correio real, você recebe as propagandas e fim de papo. No correio digital, pode pedir o seu descadastramento da mala direta. Tá certo que o unsubscribe nem sempre funciona, mas não vamos complicar.
  • No correio tradicional, entregar a correspondência é praticamente o décimo primeiro mandamento. Já os administradores de correio eletrônico não hesitam antes de triar as mensagens, eliminando os potenciais spams. Como os métodos para definir o que é spam são pouco sutis, não estranhe se alguma mensagem desejada desaparecer no ciberespaço.
  • A inviolabilidade das mensagens é sagrada para o correio tradicional. No mundo digital, porém, muitas empresas rastreiam e-mails de seu domínio sob a alegação de que o e-mail comercial pertence à empresa e não ao funcionário. Vale lembrar que a violação de mensagens sem deixar rastro é bem fácil tanto no mundo real quanto no digital.

Para finalizar, uma pergunta que me incomoda: a publicidade é sempre indesejada? E se ela anunciar uma promoção imperdível do produto que você quer comprar? O ideal seria receber um número reduzido de mensagens publicitárias relevantes para a sua vida. Vamos torcer para que esse estágio chegue antes do Juízo Final.

Veja também: Controle financeiro em Excel


Controle suas finanças pessoais e familiares com esta planilha registrando suas despesas, receitas e investimentos. Crie planos de contas, agende lançamentos periódicos, analise os dados em gráficos e economize tempo. Faça o download grátis.

Sua opinião me interessa