Criptografia Vigenère em Excel

Baixe a planilha grátis e criptografe mensagens usando três métodos tradicionais: RC4, Vigenère e César.

A cifra de Vigenère foi criada em 1553 por Giovan Battista Bellaso, mas leva o nome de Blaise de Vigenère que na verdade desenvolveu uma versão do método. Trata-se de um algoritmo de substituição onde cada caractere da mensagem plana original é trocado por outro que é definido a partir de uma chave escolhida por quem deseja criptografar a mensagem.

encriptador vigenere

O método Vigenère pode ser entendido como uma evolução da cifra de Cesar em que o deslocamento do caractere na tabela é ditado pela chave escolhida. Relembrando: na cifra de Cesar cada caractere da mensagem original é deslocado um número de casas no alfabeto. Por exemplo: se o deslocamento for 2, então A é substituído por C que está duas casas adiante de A no alfabeto romano. No método de Vigenére o deslocamento é dado pelo caractere correspondente da chave.

Como criptografar mensagens pela cifra Vigenère

Comece escolhendo uma chave. Por exemplo: abracadabra.

Converta a mensagem original e a chave em números da tabela de caracteres. Por exemplo:

M e n s a g e m s e c r e t a .
13 31 40 45 27 33 31 39 107 45 31 29 44 31 46 27 121

a b r a c a d a b r a
27 28 44 27 29 27 30 27 28 44 27

Se a chave for menor que a mensagem repita a chave até que alcance o comprimento da mensagem a ser cifrada.

Alinhe os caracteres da mensagem e da chave e vá somando os códigos correspondentes. O resultado da soma deve ser dividido pelo número total de caracteres permitidos. O resto dessa divisão é o código do caractere substituto. Em nossa planilha dividimos por 128 que é o total de caracteres de nossa tabela. Na cifra original eram usados apenas as 26 letras maiúsculas do alfabeto romano.

código substituto = (código original + código da chave) MOD 128

Cifra Vigenère

A decifragem segue o mesmo processo, só que em vez de somar os códigos subtraímos o código da chave.

Segurança da cifra

Por séculos a cifra Vigenère foi considerada indecifrável, até que surgiram algumas abordagens que permitem quebra-la. Em uma mensagem codificada longa, um hacker talvez perceba algumas repetições de caracteres. Usando análise estatística ele pode identificar os caracteres que se repetem mais e assim associa-los com os caracteres mais usados na linguagem comum. Assim, com paciência e senso de observação é possível imaginar o tamanho da chave usada e se aproximar aos poucos da mensagem original. As dicas para quem usa a cifra de Vigenere são usar chaves longas, trocar a chave com frequência e evitar mensagens longas.

Veja também: Controle financeiro em Excel


Controle suas finanças pessoais e familiares com esta planilha registrando suas despesas, receitas e investimentos. Crie planos de contas, agende lançamentos periódicos, analise os dados em gráficos e economize tempo. Faça o download grátis.

Sua opinião me interessa