Identifique o dia da semana de uma data no Excel

Veja como identificar o dia da semana associado a uma data no Excel usando um caminho alternativo que dispensa a função DIA .DA.SEMANA. Para entender melhor baixe a planilha:

Assista ao vídeo e veja o passo a passo do método.

Usando uma data de referência

Para associar uma data ao seu dia respectivo dia da semana precisamos de uma referência. Vamos adotar 04-03-1900 que é o primeiro domingo em que o Excel faz a associação correta entre data e dia da semana.

A sequência de cálculo é a seguinte:

  1. Tire a diferença entre a data procurada e a data de referência (04-03-1900). O resultado é o número de dias transcorridos no intervalo.
  2. Use a função MOD que retorna o resto de uma divisão. Os argumentos são o número de dias do intervalo e a divisão é por sete. Isso nos fornece o número de dias avulsos que sobram além das semanas completas do intervalo.
  3. Some os dias avulsos com 1 que corresponde ao domingo da data de referência.
  4. Use uma função PROCV para associar o dia de semana em forma numérica com o nome do dia da semana.

Você pode resolver tudo em uma única fórmula como esta:

=PROCV(MOD(B3-B6;7)+B7;E4:F10;2;0)

Cálculo de dia da semana no Excel

Evite janeiro e fevereiro de 1900


Veja também: Calendário permanente em Excel

Este calendário vai de 1900 a 2100 e traz feriados, fases da lua, datas comemorativas, estações do ano, horário de verão e algumas coisas mais. Baixe a planilha gratuitamente no link abaixo.

Assista ao vídeo para saber como a planilha funciona.

O Excel considera erroneamente 1900 como ano bissexto. Em função disso, os dias da semana de janeiro e fevereiro de 1900 não são consistentes no Excel. Usando a função DIA.DA.SEMANA ou tirando a diferença entre datas desse período ocorrem erros, pois para o Excel 29-02-1900 é uma data válida.

Comente com Facebook

Sua opinião me interessa