Tabela periódica interativa em Excel

Esta planilha traz uma tabela periódica interativa dos elementos químicos. Com ela é possível exibir dados selecionados em um menu com 66 opções diferentes. Também é possível classificar os elementos por vários critérios usando cores. São opções de classificação como:

  • Séries químicas.
  • Metais.
  • Configuração eletrônica.
  • Último subnível da eletrosfera.
  • Origem natural ou artificial.
  • Estado físico.

Baixe a planilha:

Assista ao vídeo e veja como a planilha funciona.

Cada tabela periódica com seus detalhes

Observando as tabelas periódicas disponíveis na Internet vemos que cada uma tem suas particularidades e muitas conflitam entre si nos detalhes. Algumas mostram a série dos semimetais, outras desconsideram essa classificação, por exemplo. Para agradar a gregos e baianos, esta tabela interativa pode ser personalizada pelo usuário, que pode fazer pequenos ajustes e dessa forma deixar a tabela de acordo com sua necessidade.

Tabela periódica com séries químicas

Estados físicos em várias temperaturas

É possível classificar os elementos por seu estado físico a uma temperatura determinada. O usuário escolhe a temperatura e vê quais elementos são gasosos, líquidos ou gasosos na temperatura selecionada.

Tabela periódica com estados físicos

Formatação condicional

O recurso do Excel mais importante para a elaboração da tabela periódica foi a formatação condicional. Usando esse recurso as células ganham cor dependendo do critério de classificação ativo e do elemento que está representado nelas. Utilizamos uma paleta de sete cores que permite classificar os elementos em até sete categorias diferentes. A paleta de cores pode ser usada em vários critérios de classificação.


Veja também: Calendário permanente em Excel

Este calendário vai de 1900 a 2100 e traz feriados, fases da lua, datas comemorativas, estações do ano, horário de verão e algumas coisas mais. Baixe a planilha gratuitamente no link abaixo.

Assista ao vídeo para saber como a planilha funciona.

Tabela periódica legenda

Comente com Facebook

Sua opinião me interessa