Como ver os melhores filmes em tempos de Netflix?

Com o fim das videolocadoras, o lugar para encontrar os grandes filmes de todos os tempos passou a ser a Netflix, certo? Há controvérsias. Que tal um teste simples para verificar a abrangência do acervo da gigante online? O ranking do iMDB é uma boa referência para montar uma lista de melhores filmes. A pergunta do teste é simples: entre os 100 filmes que estão no topo do ranking do iMDB quantos estão disponíveis na Netflix Brasil?

netflix telas

Sou cinéfilo de uma era geológica anterior às videolocadoras e, graças a isso, já assisti mais de 90 filmes da lista top 100 do iMDB. Cheguei a essa contagem frequentando cinematecas e garimpando DVDs nas videolocadoras da minha cidade. Se dependesse apenas da Netflix teria visto só 30 filmes.

A Netflix é uma empresa nova e creio que por isso ainda não alcançou a dimensão do acervo que modelos anteriores conseguiram. Estamos vivendo um momento de transição da mídia física para o consumo online por streaming. Por enquanto, a era de ouro para os cinéfilos continua sendo o breve período das videolocadoras. Aqui em Curitiba, onde moro, eu era cliente de várias delas. Era preciso ir de uma em uma para encontrar os clássicos, mas o resultado das buscas era bem melhor do que vasculhar a Internet hoje em dia. Tenho saudades da Netmovies que tentou um modelo intermediário de videolocadora com locação online. Espero que a Netflix não reste como monopólio nesse negócio de filmes online. Concorrência faz bem e a contagem de melhores filmes disponíveis online aumenta se você procurar em outros serviços como o Google Filmes e Apple TV. Quem sabe um dia todos os filmes estarão online ao alcance de um clique, mas o caminho a percorrer é longo. Aos cinéfilos, como sempre, resta garimpar. Esses dias, por exemplo, me deu vontade de rever Os Sete Samurais. Continuo com vontade.

.

Autor: Radamés

Engenheiro curitibano pela UFPR, professor e produtor de conteúdos e ferramentas educacionais para a Internet.

Sua opinião me interessa