Aconteceu naquela noite

Opostos separados pela Muralha de Jericó

It happened one night
Direção de Frank Capra
1934 : EUA :  100 min : branco e preto
Com Clark Gable (Peter Warren) e
Claudette Colbert (Ellie Andrews)

Há dois tipos de opostos: os que se repelem e os que se atraem. Nessa comédia romântica eterna, no início pensamos que se trata de um caso de ódio à primeira vista, mas o filme vai passando e os astros que comandam o destino giram em suas órbitas.

Uma garota mimada, riquíssima e impulsiva foge de casa porque seu pai não concorda com o casamento dela com um playboy. Um exército de detetives contratado pelo pai se coloca no encalço da moça, além de um bando de jornalistas ávidos por noticiar os escândalos da alta sociedade. Um repórter desempregado e oportunista reconhece a jovem milionária viajando incógnita e vê ali a chance de dar um furo de reportagem. Com propósitos diferentes, os dois começam a viajar juntos em uma jornada repleta de surpresas e conhecimento mútuo.

Clark Gable faz aquilo que sabe fazer muito bem: representar caras de pau sedutores. Aquele sorriso maroto no canto dos lábios continua sendo uma referência em todo manual para conquistadores de mocinhas indefesas. Claudette Colbert nos transmite a insegurança e carência da garota mimada que cruza com um cara durão. Mas até aqui falamos da má impressão inicial que os personagens despertam no espectador. O desenrolar da ação permite que os dois se conheçam melhor e mostrem quem são. O repórter malandro tem lá seus princípios e a milionária é desprendida, articulada e sensível. Graças a Deus, pois assim tudo termina bem, como manda o princípio fundamental da comédia romântica, que estabelece que o amor é lindo.

Diálogos ágeis, peripécias e confusões divertidas do início ao fim, personagens densos, tudo com timing e leveza. Um filme ousado para sua época e que definiu os caminhos do gênero. E como o diretor é o mestre Frank Capra, os valores elevados triunfam no final. O desprendimento vence a superficialidade, a honestidade vence o oportunismo, o amor acontece e cai a muralha de Jericó. Quer saber o que uma mulher espera de um homem e vice versa? Está tudo lá no filme.

Marcante

  • Peter (Clark) na beira da estrada dá uma aula sobre como conseguir carona. Depois de ver o repórter gastar suas táticas inutilmente, Ellie (Claudette) usa seus próprios métodos para conseguir a carona rapidinho.
  • Um homem e uma mulher que mal se conhecem dividindo o mesmo quarto. Entre eles, a muralha de Jericó.
  • Ellie caminha para o altar levada pelo pai, que lhe dá alguns perversos conselhos de última hora.

Veja também: 10 filmes para ver antes do cancelamento

Sugestões de clássicos do cinema na mira da cultura de cancelamento.

Download grátis:

Planilha de filmes para cinéfilos

Sua opinião me interessa