Curiosidades numéricas sobre os 256 filmes

A observação da lista de 256 filmes nos permite algumas análises interessantes.

  • O talento se renova a cada geração, mas é escasso. Quase todo ano vem à luz alguma obra prima, mas sempre em pequenas quantidades. Os anos mais férteis foram 1939, 1967 e 1999.  com 7 filmes da lista em cada ano.
  • São 256 filmes, mas apenas 149 diretores, o que indica que quem é bom é bom mais de uma vez na vida. Os diretores com mais filmes na lista são: Billy Wylder, Martin Scorsese e William Wyler, cada um com seis filmes.
  • Não adianta negar: os EUA são o país do cinema. 196 filmes da lista foram produzidos lá. Na seqüência, vem Itália (15),  França (10), Alemanha(6), Brasil (6), Inglaterra (6), Espanha (4), Japão (3), Suécia (3), China (2), URSS (2), Argélia (1), Bósnia-Herzegóvnia (1) e Taiwan (1).
  • Embora não seja possível classificar com rigor filmes pelo gênero, até porque muitos se enquadram em mais de um gênero, algumas análises podem ser feitas usando os padrões usuais de classificação. Mais da metade dos filmes da lista é do gênero drama, mas praticamente todos os gêneros tradicionais estão representados. Pela quantidade, os gêneros presentes são: drama (130), comédia (25), policial (22), guerra (17), ficção (17), western (15), musical (10), aventura (7), suspense (7), terror (3) e animação (3).
  • Sobre musicais é interessante observar que os filmes presentes na lista quase todos tem mais de 40 anos de lançamento, o que pode indicar o esgotamento do gênero em tempos recentes.
  • Com o gênero western acontece algo semelhante aos musicais. Apenas dois filmes da lista são relativamente recentes. Os demais foram lançados há mais de 30 anos.
  • O gênero policial parece ter atingido a maturidade há pouco tempo. Os filmes desse gênero presentes na lista são recentes.

Planilha de filmes para cinéfilos

Quer organizar melhor a sua lista de filmes assistidos ou favoritos? Então baixe a planilha a seguir e tenha um controle de suas viagens pelo mundo do cinema.

Assista ao vídeo para conhecer o funcionamento da planilha.

Sua opinião me interessa