Para que serve o Instagram?

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)

O Instagram serviu para seus criadores embolsarem 1 bilhão de dólares vendendo o produto para o Facebook. Uma das funções do Intagram, portanto, é alimentar a crença popular de que qualquer jovem talentoso com uma boa ideia na cabeça e um computador nas mãos podem fazer fortuna repentina no admirável mundo novo da Internet. Mas para que serve o Instagram além disso? Antes, vamos esclarecer para as pessoas normais que o Instagram é um app que combina editor de fotografias com rede social. É um programinha que você instala em celulares do tipo smartphone, tira uma foto com o celular, edita a imagem no Instagram e publica na rede social do aplicativo. Até pouco tempo atrás ele só funcionava em um smpartphone específico: o iPhone, mas agora está disponível também para smarts Android. Os céticos dirão: editores de imagem existem muitos por aí e redes sociais onde dá para publicar fotos também. Então, qual é a função do Instagram? Digamos que a ideia dele é editar e publicar fotos mais rapidamente, de um jeito mais descolado. Até pouco tempo atrás, publicar uma foto no Instagram era símbolo de status, afinal só quem tinha um iPhone podia participar dessa seleta rede social de fotos estilosas. Olhando por esse ângulo, a verdadeira função do Instagram é mais sociológica do que tecnológica. Um pouco da aura de exclusividade do Instagram se perdeu quando ele foi liberado para celulares com Android, mas convenhamos, ter um smarthpone com pacote de dados, seja qual for, é um dos símbolos de status da atualidade.

Já ouvi dizer que o Instagram é um programinha de estragar imagens. Como fotógrafo amador, sou tentado a concordar com a piadinha. O forte do Instagram são os filtros artísticos. O usuário consegue aplicar filtros rapidamente e assim embeleza a foto com efeitos “artísticos”. Filtros artísticos são comuns em editores de imagens, mas o Instagram tem filtros retrô que caíram no gosto dos usuários. São filtros que dão um aspecto de foto antiga a uma foto novinhaem folha. Eureconheço o valor dos filtros artísticos, considero que são um verdadeiro prodígio da técnica, mas raramente os utilizo. A razão é simples: O uso de filtros tem que fazer sentido. Por que eu daria um aspecto envelhecido a uma foto que acabei de tirar? Depende do motivo fotografado, da ideia que quero passar, da atmosfera que gostaria de criar, etc. Não usaria um filtro só porque ele está na moda. Ninguém precisa pensar como eu, obviamente e publicar fotos com filtros da moda é uma motivação forte para muita gente que quer estar em dia com as tendências.

Não se sabe exatamente o que o Facebook vai fazer com o Instagram. Há quem diga que ele foi comprado por uma fortuna porque o Facebook adota a velha política de exterminar a concorrência na casca. Não sei por quanto tempo o app vai permanecerem evidência. Modinhascostumam desaparecer na mesma velocidade em que se tornam febre. Quem sabe o Instagram continue se renovando para manter a relevância e para evitar a pergunta: para que serve mesmo o Instagram?

Para que serve o Instagram?, 5.0 out of 5 based on 1 rating

Sobre Radamés

Engenheiro químico curitibano pela UFPR, produtor de conteúdos e ferramentas educacionais para a Internet.
Esse post foi publicado em Fotografia com a(s) tag(s) , , , , . Coloque o link permanente como favorito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− quatro = 2

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>