Ponto

O ponto tem uso ortográfico em dois casos: para indicar o fim de período declarativo e no final de abreviaturas (ex.: Sr., a.C., V.Sa.). No primeiro caso, a função é sintática e equivale à pausa do discurso oral. No segundo caso, trata-se de uma convenção ortográfica para orientar a leitura e sem correspondência no discurso oral.

O uso do ponto como indicador de fim de período se dá no corpo de texto. Praticamente não se usa ponto com essa função em final de títulos, manchetes e em comunicação visual, mesmo que tenhamos, nesses casos, período completo.

Se o redator desejar, o ponto pode ser substituído pelo ponto de exclamação. Com isso, está sugerindo uma leitura mais intensa para o período. Nas frases interrogativas, a indicação de fim de período é feita pelo ponto de interrogação.

Se o período terminar com uma abreviatura, não se deve colocar dois pontos seguidos, um indicando final de período e outro, abreviatura. Um ponto é considerado suficiente para representar as duas funções. Exemplo:

Vários estados participarão do torneio: Paraná, Minas Gerais, São Paulo, etc.

Algumas abreviaturas não são finalizadas com ponto, como as de unidades métricas. São exemplos: metro (m), grama (g), Kelvin (K).

Veja também: Estoicismo para tempos de peste

Assista ao vídeo e reflita sobre como agir com serenidade em momentos difíceis de pandemia.

Sua opinião me interessa