Usos do verbo – indicativo futuro

Trabalharei, trabalharás, trabalhará,
trabalharemos, trabalhareis, trabalharão

Futuro do presente do indicativo (pela Nomenclatura Gramatical Brasileira).

Ação futura confirmada

Quando se quer declarar que uma ação acontecerá no futuro pode-se usar o indicativo futuro. A ação pode ser pontual ou durativa. Exemplos:

Estarei no Rio de Janeiro no mês que vem.

No futuro, comandaremos os computadores em linguagem natural.

Formas equivalentes ao indicativo futuro

Existem várias soluções em português para se declarar ações futuras confirmadas. Uma delas é formada pelo indicativo futuro, mas provavelmente, não é a mais usada. Este tempo verbal não é muito empregado no português contemporâneo. Em seu lugar são usadas outras soluções como por exemplo:

  • Ir + infinitivo. Exemplo: Vou passar umas semanas no Rio de Janeiro. Esta combinação verbal com o primeiro verbo no indicativo presente é bastante usada em substituição ao tempo verbal simples.
  • Haver + de + infinitivo. Exemplo: Hei de acertar na loteria. Esta combinação verbal com o verbo haver no indicativo presente também é usada para declarar ações futuras certas. Na verdade, o tempo verbal indicativo futuro originou-se justamente dessa combinação verbal.Acertarei vem da forma arcaica acertar hei.
  • Indicativo presente. Para ações que se darão em um futuro próximo, é possível empregar o indicativo presente. Exemplo: O museu fecha em poucos minutos.

Autor: Radamés

Engenheiro curitibano pela UFPR, professor e produtor de conteúdos e ferramentas educacionais para a Internet.

3 pensamentos em “Usos do verbo – indicativo futuro”

  1. E “eu lançar-me-ei” ? Também é futuro do presente indicativo, mas também se refere a um ação futura confirmada? Esse português é complicado, hem. :p

Sua opinião me interessa