A superioridade do internetês

Não sei me expressar em internetês como meus filhos, o que não me impede de ter uma certa admiração por essa variante de escrita que se difundiu pela Internet. Continuarei escrevendo na ortografia padrão, mas tenho certeza que o internetês vai influenciar profundamente as reformas ortográficas do futuro. Quando a garotada de hoje estiver no poder, vai querer incorporar alguns princípios do internetês na escrita oficial. E quais seriam as qualidades do Internetês? Nenhuma, diriam os tradicionalistas ranzinzas, mas olhando bem elas existem sim. Vejamos:

Fim das maiúsculas. As maiúsculas têm função meramente cerimonial na escrita oficial. Se fossem eliminadas, não haveria prejuízo nenhum ao entendimento da escrita.

Fim dos acentos. Quem precisa de acentos? Alguns alegam que os acentos orientam a leitura, mas isso é conversa fiada. Acentos não servem para nada, que o digam os ingleses.

Escreve-se como se lê. O internetês procura se aproxima do ideal de escrever como se lê, embora esteja longe de ser bem sucedido nessa empreita. Mesmo assim, é mais competente nesse intento do que a ortografia tradicional.

Abreviar sempre. O internetês é bom na arte de abreviar. Você vira vc. Sõ ficam as consoantes suficientes para captar a mensagem. Trata-se de uma técnica antiga e eficiente encontrada em outras ortografias.

Emoção na escrita. O internetês encontra recursos para expressar no texto as emoções de quem está escrevendo. Os emoticons e outros recursos que colocam no papel a entoação deixam o internetês mais expressivo que a ortografia oficial.

Criatividade. O internetês abusa da criatividade e com isso consegue efeitos muito interessantes. A escrita fica mais estética.

E sobre os defeitos do Internetês? Certamente existem, mas deixo a missão de identificá-los a cargo daqueles que defendem a expressão nos rigores do português castiço.

Veja também: Conjugador de verbos em Excel

Para provar que existe lógica em nossa língua resolvi criar um conjugador de verbos em Excel. Baixe a planilha e use no celular ou no computador.
Download

Assista ao vídeo, veja como a planilha funciona e entenda melhor o nosso sistema de verbos.

1 pensou em “A superioridade do internetês

  1. Parafraseando Olavo de Carvalho:
    “O PALAVRÃO É UM INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO, O ÚNICO POSSÍVEL EM CERTAS CIRCUNSTÂNCIAS”… é só procurar no YOUTUBE

Sua opinião me interessa