Só privilegiados leem este post

Se você ler este post até o final considere-se um privilegiado, não pela qualidade do conteúdo que vai desfrutar, mas pelo fato de conseguir ler de ponta a ponta um texto relativamente longo para os padrões atuais.

Uma pesquisa conduzida pelo Pew Research Center concluiu que a  proporção de jovens entre 12 e 17 anos que mantém blogs caiu de 28% em 2006 para 14% atualmente.  O mesmo estudo mostra que essa redução da popularidade dos blogs entre adolescentes está associada a um aumento da participação em redes sociais. Faz sentido, pois um recurso compete com outro. Entre o público de mais idade, porém, o uso de blogs manteve-se estável e em alguns casos até aumentou.

O que estamos vendo são movimentos de acomodação onde cada recurso da Internet está rumando para a sua vocação natural.No passado, os blogs eram usados para muitos fins, alguns dos quais poderiam ser melhor atendidos por outras ferramentas que na época estavam apenas decolando como as redes sociais. Podemos comparar a blogosfera a um rio que transbordou e que lentamente volta à sua calha original Essa perda de autores e de público dos blogs não é para ser lamentada. Trata-se de uma depuração bem-vinda que pode ajudar no amadurecimento da mídia.

A comunicação ligeira e imediata se resolve melhor no Orkut ou no Twitter. Assim, os blogueiros podem se focar na sua melhor vocação que é fazer a crônica dos acontecimentos cotidianos. A vocação dos blogs para a crônica os torna uma mídia tipicamente textual e texto tem que ser lido com atenção. Aí começa o problema. Ler não é o forte de boa parte da população. Existem muitos bons leitores hoje em dia, proporcionalmente, muito mais do que em qualquer período anterior da história, mesmo assim, os bons leitores continuam sendo minoria. Vale lembrar que o modo multitarefa de vida dos adolescentes não é favorável à formação de bons leitores e, por extensão, de novos blogueiros. E olhe que estamos falando da leitura de textos relativamente curtos como posts e ignorando textos realmente longos como romances ou densos como ensaios de filosofia.

Qual blogueiro vai alcançar quem não gosta de ler? Quem não gosta de ler vai se tornar blogueiro? É melhor assumir de cara a condição de que blogs são para quem gosta de ler e de escrever, sem ligar para aqueles comentários cansativos de que ler é chato. Bem, este post está chegando ao fim e você, caro leitor, continua lendo, prova de que caiu no truque de que lancei mão para retê-lo até a última linha ou, talvez, porque a leitura tenha sido produtiva. Além disso, sua atenção não se dispersou pelo caminho, logo você é um privilegiado.

Veja também: Conjugador de verbos em Excel

Para provar que existe lógica em nossa língua resolvi criar um conjugador de verbos em Excel. Baixe a planilha e use no celular ou no computador.
Download

Assista ao vídeo, veja como a planilha funciona e entenda melhor o nosso sistema de verbos.

2 pensou em “Só privilegiados leem este post

  1. Eu adoro ler blogs interessantes como o seu. Realmente, o “boom” dos blogs já passou, mas é muito importante que os bons resistam. Continue postando artigos, matérias, opiniões e observações interessantes. Sou seu leitor assíduo!

Sua opinião me interessa