Meu minimalismo: menos redes sociais

Por um bom tempo atuei profissionalmente no mundo digital e, por isso, tinha participação intensa em redes sociais. Nem precisa dizer que chegou uma hora que me vi na obrigação de fazer um destralhamento digital. Participar de redes sociais é quase uma necessidade da vida moderna, mas é preciso controlar a imersão nesse mundo para manter a saúde mental, poupar tempo e ganhar em qualidade de vida. Menos é mais também nos relacionamentos virtuais.

Luz na poça d'água

Algumas ideias para lidar com redes sociais em uma perspectiva minimalista:

  • Selecione as redes que tem a ver com você e abandone aquelas que só lhe tomam tempo.
  • Defina um tempo máximo diário para interagir nas redes. Alguns aplicativos lhe permitem controlar seu acesso.
  • Silencie, coloque em modo soneca, pare de seguir, etc. Use os recursos disponíveis para se livrar dos chatos, dos tóxicos e dos dementadores.
  • Defina um objetivo para seu uso de redes sociais: ficar por dentro das tendências, fazer networking, cultivar amizades … Mas prefira objetivos elevados, ok?

Um minimalista usa redes sociais com avareza. Dessa forma, ganha mais tempo para as velhas redes analógicas da vida real. Também foge da cilada de caçar curtidas a qualquer custo. Reduzir as redes, reduzir as postagens, reduzir o tempo on-line, reduzir a dependência, reduzir.

Veja também: Todos os países do mundo no Excel

Nesta planilha você encontra dados de todos os países do mundo, além de territórios autônomos e áreas em disputa. Com ela é possível fazer boas análises que interessam a quem gosta de Geografia, para quem viaja e a estudantes fazendo pesquisas. Faça o download grátis.

Assista ao vídeo com a análise dos dados da planilha.

Sua opinião me interessa