Meu minimalismo: menos ruído digital

Vivemos na economia da atenção, ou seja, tem cada vez mais empresas disputando um bem precioso que é a sua atenção. Mantenha esse bem sob controle porque é seu. Tome as providências para que a sua atenção se volte apenas para o que realmente importa para você.

Menos apps. Quanto menos aplicativos você instalar no smartphone e no computador, melhor. Principalmente, aqueles que geram notificações, pois estes roubam sua atenção a qualquer momento sem cerimônia. Faça uma análise dos aplicativos instalados no seu dispositivo e remova sem dó os que não são essenciais. Lembre-se que aplicativos estão sempre se atualizando, consumindo dados, derrubando a performance do aparelho e, em muitos casos, importunando você desnecessariamente.

bosque-do-papa-curitiba

Menos e-mails. Para mim, o e-mail ainda é uma ferramenta importante de comunicação. Felizmente, meu serviço de e-mail é eficiente na eliminação de spam. Mesmo assim, a quantidade diária de e-mails que chegam é alta. Crie regras para colocar os e-mails não urgentes em pastas secundárias para você checar uma vez por dia apenas. Cancele as newsletters sem importância. Você só deve ser notificado dos e-mails que precisam de checagem imediata.

Menos grupos. Nem precisa dizer que certos grupos de Whatsapp e Facebook são um karma. Silencie os chatos e saia dos grupos que não agregam nada.

Menos notificações. Silencie as notificações de aplicativos de pouca importância. É melhor você tomar a iniciativa de checar o aplicativo quando estiver com tempo e interesse.

Faça uma limpa no seu smartphone e seja feliz. Caso você tenha uma crise de abstinência por causa disso bem … Houston we have a problem. Um minimalista prefere uma vida digital enxuta e com poucos estímulos. Nada como uma barra de notificações limpa que só pipoca para coisas importantes.

Veja também: Todos os países do mundo no Excel

Nesta planilha você encontra dados de todos os países do mundo, além de territórios autônomos e áreas em disputa. Com ela é possível fazer boas análises que interessam a quem gosta de Geografia, para quem viaja e a estudantes fazendo pesquisas. Faça o download grátis.

Assista ao vídeo com a análise dos dados da planilha.

Sua opinião me interessa