Música para ouvir no ônibus

Os vereadores de Porto Alegre aprovaram lei municipal que prevê multa para os passageiros que escutarem música no ônibus sem fone de ouvido. Os nobres vereadores estão mirando nos DJs de araque que “animam” a viagem sem perguntar aos demais passageiros se eles curtem a sonzera que sai em alto volume pelos celulares e mp3 players. Fico na dúvida sobre quem poderá aplicar a multa e como fazer isso. Qualquer passageiro incomodado poderia tascar o débito no infrator? Música ruim vai pagar multa em dobro? Tem limite mínimo de decibéis para aplicar a multa? Concordo que música no coletivo é para cada um ouvir na sua com fone de ouvido, mas sinceramente, seria melhor se os representantes do povo gaúcho consumissem os recursos do contribuinte com medidas de maior alcance social. Nunca andei de ônibus em Porto Alegre e não sei se a música não solicitada é uma praga naqueles pagos. Aqui em Curitiba essa questão ainda não está na pauta, mas vereadores criativos existem por aqui também. Uma lei municipal exige que em todo ônibus seja afixado o aviso: Cuidado com furtos no interior do veículo. Felizmente, por aqui é raro aparecer um chato para incomodar os passageiros com música ruim. Sim, porque invariavelmente quem compartilha o som, escuta porcaria. Sabe como é: bom gosto e boa educação são qualidades que costumam ocorrer juntas.

Aqui em Curitiba, os ônibus circulam tocando música ambiente erudita. Por um curto período no passado a música clássica chegou a ser substituída pela sertaneja. Felizmente, a ideia não pegou porque a corrente dos preferem agradar o gosto popular foi vencida pelos que pretendem educar o gosto do povo. Não tenho preconceito contra música sertaneja e acredito que a qualidade não tem nada a ver com o gênero. O fato é que a música clássica que escutamos hoje passou pela prova do tempo e já provou que é boa. O mesmo não se pode dizer do sucesso sertanejo lançado a um mês atrás.

Apesar de eu gostar de música erudita, não curto o som ambiente dos ônibus curitibanos e a razão é simples: quando ando de ônibus, escuto música no celular, usando fone de ouvido, obviamente. A mistura da música ambiente com a do fone se soma ao barulho do motor e da rua e vira uma geleia sonora. Os passageiros que escutam música com fone de ouvido ainda são minoria no transporte coletivo e por isso não posso pedir o fim da música ambiente nos ônibus curitibanos. A minha sugestão, por enquanto é um repertório mais diversificado. Na segunda, música clássica, na terça MPB. Quarta-feira pode rolar um blues e de vez em quando uma sertaneja de raiz até que cai bem. Só não vale aquela danada que grudou nos neurônios de tanto tocar… ai ai se eu te pego.

Veja também: Todos os países do mundo no Excel

Nesta planilha você encontra dados de todos os países do mundo, além de territórios autônomos e áreas em disputa. Com ela é possível fazer boas análises que interessam a quem gosta de Geografia, para quem viaja e a estudantes fazendo pesquisas. Faça o download grátis.

Assista ao vídeo com a análise dos dados da planilha.

Sua opinião me interessa