Gênios na arte, asnos na política

Na minha opinião, Chico Buarque é o maior compositor do Brasil e Jorge Luís Borges o maior escritor argentino, embora considere medíocres as posições políticas de ambos. Borges defendia a truculenta ditadura de direita argentina e o Chico enaltece um governo populista de esquerda atolado em denúncias de corrupção.

borges-chico

Comprovo meu apreço por esses dois gênios da arte mostrando meus LPs do Chico e as obras originais completas do Borges que conservo na minha estante. Gosto do Borges desde o tempo em que era charmoso ser de esquerda e naquela época eu ouvia conhecidos meus dizerem que a obra do argentino era um lixo simplesmente pelo fato de ele apoiar os militares argentinos. Como tenho LPs do Chico dá para notar que gosto da música dele faz tempo. Sou do tipo que prefere avaliar uma obra por ela mesma e não pela biografia de seu autor. Não vou deixar de escutar as músicas do Chico Buarque, mesmo que ele faça arte criticando a elite à qual pertence.

Certo tempo atrás, Chico Buarque bateu boca na rua com alguns críticos às suas posições políticas. Embora as pessoas que brigaram com o Chico tenham sido grosseiras e inoportunas chama a atenção como os defensores do Chico se postaram em defesa do artista. Alguns consideram um sacrilégio ofender um monstro sagrado da música, outros se ocuparam de desqualificar os acusadores. Vale lembrar que o Chico Buarque é uma figura pública que fala o que quer, logo, está sujeito a ouvir o que não quer. A livre expressão das ideias políticas nos nivela e a opinião de ninguém vale mais por conta de seu prestígio.

A melhor combinação

Artistas com posições políticas toscas não são raridade e, se servir de consolo há grandes estadistas com gosto duvidoso para a arte. Felizmente, há gênios da arte com posições políticas consistentes. Nessa hora lembro de outro gênio brasileiro, nosso maior poeta vivo: Ferreira Gullar. Com um passado de esquerda e suas obras engajadas, Ferreira Gullar escreve sobre política regularmente na imprensa brasileira mantendo uma postura crítica e lúcida que brilha no meio do fundamentalismo generalizado que tomou conta do Brasil.

Ferreira Gullar

Política

Veja também: Trace o seu perfil ideológico

Sua opinião me interessa