Fiquem tranquilos, coleciono apenas fotografias de tampa de bueiro. É uma coleção ainda pequena, mas espero amplia-la aos poucos. Descobri que existe uma relação direta entre belas cidades e belas tampas. Sim, pode existir beleza nessas peças do mobiliário urbano pisoteadas sem cessar. E se não forem belas, certamente nos contam histórias sobre a cidade. Além de design elas têm valor econômico, pois são feitas com bastante metal, o que desperta o interesse dos ladrões. Uma tampa custa até R$ 500,00 e as prefeituras gastam valores consideráveis para repor as perdas causadas pelos gatunos.
Quando encontro uma tampa de bueiro antiga fico pensando como ela resistiu tanto tempo ali no chão, provavelmente ignorada por milhares de transeuntes que pisaram nela ao longo dos anos. Muitas histórias podem ter acontecido sobre elas: festas, passeatas, encontros, correrias, crimes. Algumas tampas trazem o nome de empresas que não existem mais, outras mostram uma estética que está nos livros de história.
Os japoneses são famosos pelo requinte de suas tampas, os europeus têm tampas de valor histórico que remontam ao período monárquico. Aqui no Brasil, andando pelas ruas é possível encontrar tampas interessantes que falam sobre nosso processo de urbanização . Quando andar pelas ruas da sua cidade olhe para o chão e observe as tampas por onde pisa.
Houve um tempo em que as tampas de bueiro curitibanas eram datadas. Sobraram poucas dessa época e infelizmente, não será possível completar a coleção.
Já vi alguns projetos fotográficos em que se busca clicar a mesma cena em momentos…
Fotografar pessoas em flagrante na rua é uma coisa que os grandes fotógrafos da escola…
Sabe aquela foto fora do seu padrão, mas que não dá para não clicar? Quem…
Aqui em Curitiba a florada das cerejeiras acontece no auge do inverno. Existem muitas cerejeiras…
Lambrequim é um elemento arquitetônico decorativo aplicado no beiral da construção. Feito em madeira, pode…