Em nosso dia a dia as senhas vão se acumulando e chega uma hora em que a quantidade ultrapassa os limites do razoável. Eu mesmo tenho mais de 50 senhas ativas e umas dez são senhas críticas. Quando isso acontece é hora de adotar uma estratégia de gerenciamento de senhas. Siga as dicas a seguir para cuidar bem de seu pacote de senhas.
Não misture a vida pessoal com a profissional. Cuide separadamente das senhas pessoais sem mistura-las com as senhas de uso profissional. Se você trabalha com informações sensíveis, principalmente, torna-se uma pessoa visada, o que é um motivo adicional para separar seu gerenciamento de senhas. Nesse post vamos focar nas senhas pessoais. Para as senhas profissionais siga as orientações da sua empresa.
Você deve conhecer algumas regras para criar senhas seguras. Aqui você encontra posts com dicas para a criação de senhas seguras e fortes. Quanto mais importante a senha mais forte ela deve ser.
Não adianta criar uma senha forte se você usa a mesma senha para todos os serviços. Não repita a senha nem o padrão para cria-la. Por exemplo: se você usar as senhas áries, capricórnio e sagitário, fica claro para o hacker que o seu padrão de criação se baseia nos signos do zodíaco.
Não confie apenas na memória. Anote suas senhas em arquivos digitais. Um para as senhas críticas e outro para as senhas corriqueiras. Por que dois? Porque o nível de segurança das senhas críticas (que envolvem valores e dados importantes) vai ser maior que o adotado para as senhas de menor importância.
Não fique dependente apenas de soluções digitais. Lembre-se que nenhum hacker consegue hackear papel. Obviamente, é preciso guardar a lista impressa em local seguro.
Para maior segurança, guarde sua lista digital de senhas criptografada. Mesmo que alguém consiga acessa-la não vai quebrar o seu sigilo. Você pode baixar a planilha grátis disponível abaixo neste post. Ela criptografa seus dados e só pode ser acessada com uso da chave mestra.
Se você criptografar sua lista de senha com uma senha mestra deve anota-la em local seguro, mas não em meio digital.
O arquivo com suas senhas críticas deve ficar em uma pasta local, ou seja, longe da rede e fora da nuvem. Prefira guardar o arquivo em um pendrive ou HD externo. O backup também deve ser feito longe de redes e da nuvem.
As senhas corriqueiras não exigem nível de segurança extremo e podem ficar na nuvem, desde que criptografadas. Isso traz comodidade em viagens ou para acessar em diferentes dispositivos.
Dupla verificação é usar um segundo método de acesso ao serviço além da senha principal. Bancos fazem isso como padrão. Se você acessar o internet banking no notebook, provavelmente terá que informar em seguida o código enviado para seu smartphone. Os grandes serviços de Internet oferecem dupla verificação. Sempre que disponível adote essa prática que eleva sua segurança.
O método de recuperação é uma solução para restabelecer o acesso caso você perca a senha principal. Serviços como o Facebook oferecem método de recuperação. Geralmente é um código que você recebe e guarda para usar nas emergências.
Para uma segurança forte guarde suas senhas em quatro dispositivos diferentes. São eles:
A planilha em Excel que criptografa seu arquivo de senhas é grátis. Clique no botão.
Assista ao vídeo para ver como funciona a planilha.
Pessoas produtivas sabem a importância de acompanhar e controlar as tarefas que estão sob sua…
Lendo um artigo sobre segurança de senhas cheguei a uma triste conclusão: quanto mais seguro…
De vez em quando me bate uma preocupação com a segurança de meus dados. Dura…
A maioria das pessoas sabe que é importante manter um controle financeiro pessoal. Poucos, porém,…
A maioria dos sites é mantida pelo gerenciador de conteúdos WordPress . Algumas dicas para…