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Técnicas empresariais para seu cotidiano

Sabe aquele ditado: casa de ferreiro, espeto de pau? Muita gente adota técnicas empresariais sofisticadas para gerenciar suas atividades na empresa, mas esquece totalmente delas quando chega em casa. Aqui, vão algumas técnicas empresariais para melhorar a sua vida em casa.

FIFO Girando estoques

O sistema de giro de estoques FIFO (first in first out) ou PEPS em português (primeiro que entra primeiro que sai) pode ser adotado na vida doméstica. Em um almoxarifado, o sistema FIFO consiste em colocar no fim da fila os itens que entram no estoque e retirar pelo começo.

Você pode fazer isso em casa com suas camisetas, por exemplo. Faça uma pilha de camisetas no seu armário. As camisetas lavadas entram na pilha pela parte de baixo. A que você vai usar é a que está no topo da pilha. Desta forma, você vai usar todas as camisetas sem dar a impressão aos outros que possui apenas duas camisetas favoritas. O mesmo método pode ser adotado para as camisas no cabide. Coloque as lavadas no cabide pela esquerda e retire para usar pela direita. Se ficar na dúvida se vai usar ou não a camisa da vez, talvez seja o caso de doá-la ou vende-la no brechó.

GUT Gerenciamento de prioridades

No cotidiano familiar temos muitas tarefas a realizar, não dá para fazer tudo ao mesmo tempo, então é preciso priorizar de forma racional. Há vários métodos de priorização de tarefas, mas para o cotidiano o método GUT costuma atender bem.

GUT é a sigla para gravidade, urgência e tendência. Para usar esse método primeiramente liste suas tarefas em uma caderneta ou em planilha. Em seguida, dê uma nota de um a 3 para a tarefa considerando três quesitos:

  • A tarefa é grave? Nota um para assunto sem gravidade e três para questão séria.
  • A tarefa é urgente? Um se pode esperar e três se tem que ser resolvida rapidamente.
  • A tenência é de piora? Um para tarefas que não se agravam e três para as que tem tendência explosiva.

Depois de pontuar a tarefa segundo os quesitos GUT some os pontos. Aí dá para comparar de forma racional qual item merece ser priorizado.

Baixe a planilha grátis para gerenciamento de tarefas que desenvolvi. Ela tem o sitema GUT e vários outros métodos de priorização.

Just in time

A técnica japonesa do just in time consiste em planejar as atividades para adquirir os itens somente na hora em que serão usados evitando estoques, custos de armazenagem e perdas. Use o just in time para as compras de mantimentos da casa. Defina a periodicidade das compras, de preferência fazendo compras mais frequentes. Dessa forma você reduz o estoque em casa e evita desperdício, pois produtos perecíveis podem se perder. Também vai economizar espaço, mobiliário e energia para armazenar além do que você precisa.

O just in time também envolve dimensionar o mobiliário e aparelhos que você tem em casa corretamente. Você precisa de uma despensa grande com muitas prateleiras? Precisa de muitos armários na cozinha? Precisa de uma geladeira enorme que consome muita energia? Com o just in time você evita desperdício e investimentos desnecessários.

CPM Caminho crítico

Digamos que você vai fazer uma reforma na sua casa. Reformas tem várias etapas e muitas delas são sequenciais e encadeadas. A tarefa C depende de concluir a tarefa B que depende da tarefa A. Entender que as tarefas são encadeadas e dependentes é vital para fazer a obra no menor tempo possível.

Para realizar uma obra no menor tempo é preciso definir o seu caminho crítico, ou seja, a sequência de tarefas encadeadas e dependentes que toma mais tempo. Em uma obra, por exemplo temos a sequência: fundação, pilares, laje e cobertura. Não dá pra trocar a ordem de execução nem ser mais rápido que o encadeamento desta sequência.

Há métodos e softwares grátis para definir caminho crítico. Você pode aplicar o método a outras coisas como a organização de um evento ou até na elaboração de um jantar.

Veja meu vídeo sobre técnicas empresariais no cotidiano:

Kanban

Outra técnica japonesa que ajuda a distribuir tarefas em um grupo de pessoas. A ideia do Kanban admite vários níveis de sofisticação com software especializado, mas em casa pode ser feita no modo mais simples.

Para implantar o Kanban em casa basta colocar um quadro de avisos na cozinha com três colunas: A fazer, Fazendo e Feito. Nessas três colunas você cola post it com o nome da tarefa e a data de entrada. O post it entra na coluna a fazer. Quando alguém assumir a tarefa coloca seu nome no post it e transfere para a coluna fazendo. Depois de concluída quem fez transfere o post it para a coluna feito marcando o tempo gasto e a data da conclusão.

Com o Kanban fica mais fácil de organizar atividades em grupo.

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