Ilha do Mel

Na ilha do Mel não tem carro nem moto. Bicicleta pode, mas nem rua tem lá. Quem quiser chegar às pousadas e restaurantes da ilha tem que descer no trapiche e andar pelas trilhas estreitas e sinuosas que serpenteiam pelo meio da mata. As construções são rústicas e estão alojadas entre as árvores. Em uma vista aérea praticamente não se vê os pequenos povoados da ilha que se escondem no meio da vegetação. Andar à noite pela ilha é fazer um retorno ao passado para uma época em que a iluminação pública era precária e não se enxergava muitos metros adiante durante a caminhada. As pousadas da ilha são rústicas, mas charmosas e nos fazem mergulhar em um estilo de vida alternativo, mais próximo da natureza. Além dessa estrutura urbana ecológica que por si só vale a visita, na Ilha do Mel o visitante conta com a natureza exuberante, com praias lindas e pode visitar construções históricas bem preservadas.

ilhadomel-09-low

A Ilha do Mel, situada na entrada da baía de Paranaguá, é um dos pontos turísticos mais bem avaliados do Paraná. Desde 1982 a ilha é administrada pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná). Para chegar lá os visitantes partem de barco por Pontal do Sul onde há um controle da população flutuante. O número de visitantes não pode ultrapassar 5.000 pessoas simultaneamente. Considerando os moradores tradicionais da ilha e as pessoas que lá trabalham não teremos mais de 10.000 humanos na ilha simultaneamente. A área total da ilha é de 2585 hectares e destes apenas 120 hectares são liberados para ocupação humana. O IAP define regras para tentar manter controle sobre a ocupação e evitar o estresse no bioma causado pela presença humana.

Para os fotógrafos, a Ilha do Mel é uma cornucópia de belas vistas. É preciso vários dias de visitação para captar todas as possíveis vistas da alvorada e do poente que a ilha oferece. As praias têm largas faixas de areia e as construções históricas como o farol das conchas e a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres rendem ótimas composições.

Poucos são os lugares que nos oferecem uma combinação tão agradável de elementos: natureza preservada, construções históricas, belas praias, tranquilidade, estilo de vida alternativo, paisagens amplas e lindas. Esta é a Ilha do Mel.

About Radamés

Engenheiro curitibano pela UFPR, professor e produtor de conteúdos e ferramentas educacionais para a Internet.

Sua opinião me interessa.

Scroll To Top