Categories: Fotografia

O tripé de quatro pernas da fotografia

O mundo é a cada dia mais fotografado, pois quase todos dispõem de algum dispositivo fotogafatório à mão. Boas fotos, porém, continuam sendo mais ou menos raras. Fotografar é fácil, tirar boas fotos é outra história. No meu entendimento de amador que há pouco tempo se dedica de forma mais sistemática aos cliques, há quatro fatores que influem na boa fotografia.

Os quatro elementos

Motivo. Digamos que eu queira fotografar a geada no Jardim Botânico de Curitiba. Taí um bom motivo, trata-se de um fenômeno climático de inegável beleza que só ocorre de vez em quando . Melhor ainda se for registrado em um local fotogênico como o Jardim Botânico da minha cidade. Escolher bem os motivos é o primeiro passo da boa foto. Alguns motivos, obviamente, não podem ser escolhidos. Eles simplesmente cruzam nosso caminho e nos escolhem. Se você estiver de prontidão, ótimo, caso contrário, fica para a próxima.

Produção. Para fotografar a geada no Jardim Botânico é preciso um esforço de produção. O primeiro item da lista é a câmera, claro. Além disso, é preciso esperar o inverno chegar, ficar de olho na previsão do tempo. O fotógrafo tem que pular da cama na madrugada gelada e correr até o Jardim Botânico, pois o espetáculo é de curta duração.

Técnica. De nada adianta chegar no Jardim Botânico em uma bela manhã gelada com câmera em punho se você não dominar a técnica do uso do equipamento. ISO, distância focal, profundidade de campo, tempo de exposição, abertura do diafragma, tudo precisa der regulado para produzir a melhor captura. E depois disso há o trabalho de edição da foto em um bom programa de tratamento de imagens, etc.

Arte. Por último, mas talvez em primeiro na importância, está a arte, pois a fotografia não é ciência e não se resume à técnica. De nada adianta o melhor equipamento aliado à melhor oportunidade se o fotógrafo não tem bom olho para a coisa. A arte influencia todos os demais fatores. É a arte que nos sugere o motivo, que determina a produção e que faz bom uso da técnica. Com arte escolhemos o enquadramento, a luz, a composição, ajustamos o contraste e a saturação e colocamos poesia na imagem.

A fotografia se resume a um breve clique, mas em torno desse toque no botão de disparo giram muitas coisas.

O quinto elemento da fotografia

Depois de muito matutar cheguei à conclusão que a fotografia é formada por quatro elementos que não são ar, água, fogo e terra. Estou falando de motivo, produção, técnica e arte.

O motivo se refere ao que será fotografado. Alguns gostam de fotografar paisagens, outros de fazer retratos, há os que preferem registrar a vida selvagem e por aí vai. Buscar bons motivos é essencial para a fotografia.

A produção corresponde aos preparativos anteriores ao clique. Para tirar uma foto é preciso se deslocar até o local onde está o motivo levando equipamento adequado, encontrar o melhor ponto para posicionar a câmera, aguardar a melhor hora com a melhor luz, etc. Parece simples, a não ser que o objetivo seja fotografar o Titanic onde ele encontra atualmente.

A técnica envolve o conhecimento e domínio das máquinas: distância focal, abertura de diafragma, sensibilidade ISO, balanço de brancos e muito mais. A técnica nos permite controlar os artefatos e, sem ela, o fotógrafo não sobrevive.

A arte flutua em torno dos outros elementos e influencia todos eles. A arte nos sugere motivos, condiciona a produção e nos permite fazer o melhor uso da técnica. Pela arte conseguimos a melhor composição, a profundidade de campo ideal, a harmonia de cores.

Os quatro elementos da fotografia são palpáveis, inquestionáveis, no entanto, fotos sublimes dependem de um quinto e inefável elemento que não dá o ar de sua graça facilmente. Trata-se de um elemento volátil, imperceptível, manhoso. Muitas vezes, temos o maior zelo em garantir todos os quatro elementos, mas o quinto deles estava de férias e aí, meu caro a foto perfeita fica para outro dia. O quinto elemento chama-se sorte.

Fotografia

Share
Published by
Radamés
Tags: fotografia

Recent Posts

Filmes politicamente incorretos para fortes

Esta é uma lista de filmes repletos de maus ensinamentos que você não deve assistir,…

55 anos ago

1024 livros importantes para a vida

Cheguei à conclusão que durante a vida deve-se ler 1024 livros. Não 1024 livros quaisquer,…

55 anos ago

Melhores músicas de todos os tempos – variadas

Músicas variadas Nesta seleção incluí músicas que conhecemos bem e gostamos, mas normalmente ficam de…

55 anos ago

Melhores músicas de todos os tempos – jazz

Jazz Considerei o jazz como uma categoria a parte pelas suas particularidades que o distinguem…

55 anos ago

Melhores músicas de todos os tempos – musicais

Canções de musicais A seleção inclui músicas famosas de musicais, na maioria concebidos para teatro…

55 anos ago

Melhores músicas de todos os tempos – internacional

Canções populares internacionais Inclui nesta seleção canções em quatro idiomas: inglês, espanhol, francês e italiano.…

55 anos ago