Vamos falar sobre várias soluções digitais para melhorar sua produtividade pessoal e de pequenas equipes e negócios em que você participa.
Você precisa adotar todas as soluções propostas? Provavelmente, não, mas com certeza várias delas são básicas no deu dia a dia.
Um desafio para criar uma agenda pessoal é concilia-la com a vida profissional e familiar. Os eventos pessoais, familiares e profissionais podem se sobrepor. Nesse caso, é importante que o aplicativo de agenda tenha recursos de compartilhamento e permita a distinção dos tipos de eventos. Alguns aplicativos que funcionam em sistemas e dispositivos variados:
Google Agenda. Integrado ao ecossistema Google Workspace, permite compartilhamento, sincronização entre dispositivos e recursos não faltam.
Desde sempre procuro uma solução digital que substitua com eficiência a velha caderneta de anotações em papel. Aliás, ainda uso caderneta de celulose.
No meio digital já testei soluções minimalistas como o bloco de notas que gera arquivos .txt e aplicativos simples de anotações do celular e o Word como repositório de anotações, ideias, rascunhos de projetos, etc.
A ferramenta ideal de notas deveria combinar recursos como:
Enfim, um aplicativo de notas ideal seria uma combinação de wiki, gerenciador de conteúdos e site web.
Microsoft One Note. A solução da Microsoft integrada ao Office. Funciona bem como concentrador de notas, tabelas, listas, imagens etc.
Não adianta reclamar. Você precisa fazer apresentações para a escola, no escritório ou para a reunião de condomínio. Aplicativos não faltam nessa área tradicional.
Microsoft PowerPoint. Integra o pacote Office, é clássico e indicado pelo tiozão do escritório.
Para melhorar sua produtividade é preciso definir uma estratégia de armazenamento de dados e backup. Manter seus dados locais é uma decisão sensata, pois você terá controle efetivo sobre seus dados. Nesse caso, você terá que distribui-los pelos seus computadores, pendrives e HDs externos, sempre com redundância e respeitando o princípio básico do backup: manter cópia dos dados em suportes independentes não expostos simultaneamente ao mesmo risco.
O armazenamento local exige atenção, pois o backup fica por sua conta. Alguma automação é possível, mas cabe a você a iniciativa para colocá-lo em prática.
Além da armazenagem local é bom contar com armazenamento em nuvem para ter mais flexibilidade, automação de backup e sincronização entre dispositivos. Nessa hora podemos contar com serviços como:
Google Drive. Serviço integrado ao ecossistema Google. Você instala o app no seu computador e smartphone e deixa a sincronização entre dados locais, nuvem e outros dispositivos por conta do Google.
One Drive. Serviço do ecossistema Microsoft. Instale o app nos seus dispositivos para ativar a sincronização com a nuvem. Serviço bastante integrado ao pacote Office. Planos do grátis ao premium.
Digamos que você quer criar um meme de rede social com uma foto e balões de texto. Eu mesmo já improvisei memes no Paint, Word e PowerPoint. Agora pense que você precisa criar um folheto, um cartaz ou um infográfico. Aí é melhor pensar em um software de editoração.
Microsoft Publisher. Não é o aplicativo da moda, mas acompanha o pacote Office e permite editoração de peças gráficas de boa.
Todos precisamos de um editor de fotos. Mesmo que você não seja um profissional da área vai editar fotos pessoais, para redes sociais ou para o trabalho. Existem soluções para instalação local e on-line, básicas e avançadas, gratuitas e pagas.
Adobe Lightroom. Este aplicativo tem os recursos do Photoshop para edição de fotos e permite o gerenciamento avançado do seu portfólio de fotos. Como fotógrafo amador aprovo.
Ninguém é produtivo de verdade se não for capaz de criar planilhas sofisticadas. Planilhas resolvem a maioria dos problemas da humanidade, então, domina-las é a missão.
Há várias opções nessa área e a campeã é o Microsoft Excel. Planilha pioneira e líder de mercado, permite criar planilhas com macros que elevam a arte das planilhas a outro patamar. As opções são variadas, escolha a planilha que melhor atende suas necessidades.
Microsoft Excel. A mais tradicional e poderosa. Com recursos de macros é possível criar planilhas com alto nível de automação.
Listar tarefas, organiza-las em grupos, definir status, prazos e contar com métodos de priorização é o que se espera de um gerenciador de tarefas básico. Para uso pessoal é possível resolver a questão com uma planilha bem elaborada.
Gerenciadores de tarefa mais avançados podem se integrar com agenda, fluxo de trabalho em estilo kanban ou com cronogramas em gráficos Gantt. É o caso de soluções como o Todoist.
Planilha própria. Caso você queira baixar a planilha grátis que desenvolvi para gerenciar minhas tarefas basta ir na postagem em que falo do assunto: Como gerenciar suas tarefas.
O processador de texto recomendado para você depende do tipo de texto que você produz. Textos mais elaborados como relatórios, monografias, artigos, manuais precisam de mais recursos. Há soluções pagas, gratuitas, locais e on-line a escolher.
Microsoft Word. Clássico do pacote Office o Word permite criar textos com recursos sofisticados como índices, tópicos, estilos etc.
Na era das redes sociais e da comunicação on-line editar vídeos importa. As opções variam do básico ao profissional, do grátis ao premium e do local ao on-line.
Wondershare Filmora. Para produzir vídeos didáticos ou para YouTube o Filmora é a opção intermediária que atende minhas necessidades.
Se você quer manter uma presença digital a melhor opção em autonomia e controle é criar seu próprio site. Nesse caso, provavelmente, você vai recorrer a um CMS (gerenciador de conteúdo digital). Há opções de código aberto, gratuitos, comerciais a escolher.
WordPress. CMS criado e mantido com trabalho colaborativo por uma comunidade bem estabelecida. Este site é mantido com WordPress.
Vai construir uma casa? Desenvolver um produto? Abrir uma empresa? Uma boa ideia é acompanhar o projeto com um gerenciador. Este aplicativo deve listar tarefas, controlar o fluxo das tarefas na equipe, gerar cronogramas tipo Gantt, controlar horas trabalhadas, recursos investidos etc.
Planilha própria. Para necessidades básicas uso uma planilha que gera gráficos Gantt e serve para acompanhar cronogramas de projeto. Se você quiser baixar a planilha grátis basta ir na postagem: Cronograma de projeto com gráfico Gantt em Excel.
Se você acessa muitos serviços digitais deve ter muitas senhas para memorizar. Talvez seja o caso de usar um gerenciador de senhas. O gerenciador é onde você registra todas as suas senhas em modo criptografado. Para acessar a lista de senha é preciso uma senha mestre.
A maioria das pessoas já usa um gerenciador de senhas sem saber. Falo do Google Senhas. Este serviço preenche gentilmente os formulários de login para você com nome de usuário e senha. Facilita a vida e é cômodo, mas é seguro? Que cada um decida o que fazer nessa hora. Eu uso o Google Senhas em serviços não críticos apenas. E vamos lembrar que navegadores de Internet como Firefox e Brave também têm essa funcionalidade.
Planilha própria. Desenvolvi uma planilha que criptografa minha lista de senha. Dessa forma, mantenho as senhas localmente com independência total. Se você quiser baixar essa planilha grátis acesse a postagem: Gerenciamento de senhas com Excel.
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