Meu minimalismo: menos meios de pagamento

É fácil obter um cartão de pagamento, mas quase impossível cancelá-lo. A maioria das pessoas conhece essa verdade absoluta do mundo moderno, mesmo assim muitos acumulam meios de pagamento como se eles trouxessem riqueza e status. O resultado é previsível: custos altos de manutenção; dificuldade para controlar várias contas e o risco do endividamento.

O minimalismo deve se estender aos meios de pagamento: contas bancárias, cartões de crédito, cartões pré-pagos, aplicativos de pagamento, crédito rotativo de magazines, etc. Não sou radical a ponto de recomendar o escambo ou pagamento só em dinheiro vivo. No uso pessoal, por segurança e comodidade mantenho uma conta bancária com cartão múltiplo, ou seja, o mesmo cartão opera no débito ou crédito. Gostaria de me restringir ao débito, mas infelizmente em algumas situações o cartão de crédito ainda é necessário.

paisagem rural

A grande integração atual dos serviços de pagamento nos dispensa de querer cartões de várias bandeiras ou contas em vários bancos como no passado. Também estão desaparecendo opções tradicionais de pagamento como o cheque, carnês de loja e o velho caderno de mercearia. Mantendo apenas uma conta bancária e, talvez, um cartão de crédito você consegue efetuar seus pagamentos com comodidade. Fica mais fácil de acompanhar os gastos e você economiza em taxas. Estou falando do nível pessoal; se você tem empresa talvez precise mais opções de pagamento.

Agora, quem ainda acha que ter uma carteira repleta de cartões é chique o minimalismo ainda não lhe tocou o coração. Certamente, não é o seu caso nobre leitor(a), pois se você chegou até aqui na leitura é porque falamos a mesma língua.

Veja também: Todos os países do mundo no Excel

Nesta planilha você encontra dados de todos os países do mundo, além de territórios autônomos e áreas em disputa. Com ela é possível fazer boas análises que interessam a quem gosta de Geografia, para quem viaja e a estudantes fazendo pesquisas. Faça o download grátis.

Assista ao vídeo com a análise dos dados da planilha.

Sua opinião me interessa