Meu minimalismo: menos mídias físicas

Confesso: sou do tempo das mídias físicas. Livro era de papel, música era no disco preto com um buraco no meio e filme era em fita magnética que precisava rebobinar. Para os mais jovens essa discussão sobre mídias físicas é meio fora da casinha, afinal eles sabem que tudo vem da nuvem, até a chuva. Mas deixe-me explicar: sou do tempo em que a editora publicava um livro e se você quisesse ler tinha que comprá-lo, caso contrário a edição se esgotaria e nova chance só dali uns anos quando lançassem nova edição. Em função disso acumulei livros, discos e filmes ao longo da vida. A minha prova de fogo do minimalismo foi me desapegar das mídias físicas. Ainda tenho muitas comigo, mas vendi cerca de um terço do meu acervo até agora e continuarei me desfazendo até reduzir o estoque às peças de consulta frequente ou com valor sentimental. Entendo que a hora de passar a minha midiateca adiante é agora, enquanto ainda existem pessoas interessadas em mídias físicas e que podem fazer bom uso de um bem que já cumpriu seu papel quando estava em minhas mãos.

Eu sei que alguns preferem ler em papel porque consideram a experiência sinestésica da mídia física superior. Outros cultuam os LPs porque a qualidade do som é melhor. E há quem se sinta mais seguro dispondo da mídia física do que contando com um exotérico acesso à nuvem. O problema é que estoque físico demanda espaço, móveis e manutenção. Felizmente, tenho me adaptado bem ao mundo das mídias digitais e entendo que se gasta menos assinando serviços do que adquirindo licenças físicas de obras. Não sei se no mundo do futuro tudo estará a um clique, mas já cheguei à conclusão de que mais importante do que ter um livro na estante é tê-lo lido na memória.

Veja também: Todos os países do mundo no Excel

Nesta planilha você encontra dados de todos os países do mundo, além de territórios autônomos e áreas em disputa. Com ela é possível fazer boas análises que interessam a quem gosta de Geografia, para quem viaja e a estudantes fazendo pesquisas. Faça o download grátis.

Assista ao vídeo com a análise dos dados da planilha.

Sua opinião me interessa