Consumo

Bombril é ecológico?

No passado, eu vi na TV uma campanha publicitária em que faziam uma comparação ambiental entre a esponja de aço Bombril e as esponjas sintéticas. O milenar garoto propaganda Carlos Moreno alertava que o Bombril é ecológico, ao contrário das esponjas sintéticas que, além de não serem biodegradáveis, acumulam bactérias. A propaganda foi retirada do ar por decisão do CONAR que acatou as queixas de alguns fabricantes de esponjas sintéticas.

Não existe produto absolutamente ecológico. O adjetivo ecológico é sempre relativo e só podemos dizer que um produto é mais ecológico que outro. Imagine dois carros da mesma marca e modelo: um abastecido com etanol e outro com gasolina. O carro que roda com etanol é o mais ecológico e pronto, mas ambos perdem de longe para uma bicicleta quando o assunto é impacto ambiental.

Bombril prós e contras

Estamos entrando em uma era ecológica e quando sai às compras o consumidor deve se questionar diante da gôndola do supermercado: levo este ou aquele? Qual é o mais ecológico? Considerando esses pontos de vista é aceitável que o fabricante do Bombril divulgue seu produto como mais ecológico do que o produto similar que disputa o mercado com ele.

Antes de sairmos em disparada ao supermercado para comprar Bombril Eco, porém, vamos pôr uns pingos nos is. O Bombril é feito de aço; sua fabricação consome energia e recursos naturais e sua embalagem é de plástico. Na propaganda do Bombril Eco é mostrada de um lado uma embalagem do produto e do outro uma pilha de esponjas sintéticas velhas sugerindo que as quantidades se equivalem. É bem provável que uma esponja plástica dure mais que um pacote de Bombril.

Além disso, quando o assunto é esponja, nossas possibilidades de escolha não se resumem à disputa milionária entre a esponja de aço e a sintética. A velha esponja de bucha vegetal usada pelas nossas avós está de volta; é eficiente, durável, renovável, higiênica e biodegradável.

Eco-consumo

Radamés

Engenheiro curitibano pela UFPR, professor e produtor de conteúdos e ferramentas educacionais para a Internet.

View Comments

  • amei sabe que e feito o bombril dessa forma quero saber mais das coisas e logico que vai ser desse site.

Share
Published by
Radamés

Recent Posts

Meu minimalismo

O que é Não sei bem o que é, mas vou dar a minha versão.…

54 anos ago

Os televisores mais econômicos do Brasil

O televisor é um item de peso no consumo de energia elétrica da casa. Em…

54 anos ago

Pequenas grandes ideias ambientais

Segue algumas ideias simples que podem ser postas em prática com pouco esforço e que…

54 anos ago

Mitos ambientais

Consciência ambiental é importante, mas é preciso cuidado para não cair em visões distorcidas sobre…

54 anos ago

Ecológico é …

Algumas ideias ecológicas poderosas. Ter poucos filhos Você pode adquirir hábitos sustentáveis como ir ao…

54 anos ago

Calçada pública de granito para bacanas

No início de 2013 os curitibanos foram surpreendidos com uma obra pública para lá de…

54 anos ago