Simulador de consumo de energia elétrica em Excel

Cadastre os aparelhos e deixe o Excel calcular o consumo previsto de energia para sua casa, escritório, loja, condomínio, empresa, etc. Você pode criar várias unidades de consumo, cada uma com vários cenários. Assim, você verifica se o seu consumo está dentro do previsto, pode testar o impacto de uma reforma ou troca de aparelhos ou até estimar o gasto de uma unidade que ainda vai ser construída.

Assista ao vídeo para conhecer o funcionamento da planilha.

Baixe a versão free

Com a planilha grátis você pode:

  • Cadastrar uma unidade de consumo com até 50 aparelhos.
  • Analisar o consumo com gráfico dinâmico.

Se preferir, baixe a versão free desbloqueada na área de usuários cadastrados.

Adquira a planilha premium

Com a versão premium você pode:

  • Cadastrar várias unidades de consumo sem limitação de aparelhos.
  • Analisar o consumo com gráfico dinâmico.
  • Criar vários cenários para cada unidade de consumo.
  • Calcular a tarifa de energia com degraus progressivos.
  • Detalhar o consumo de aparelhos usando doze métodos diferentes de cálculo.
  • Incluir novos aparelhos na tabela.
  • Receber assistência técnica para uso correto da planilha por 3 meses.
  • Receber atualizações gratuitamente por um ano.

Adquira sua versão premium com segurança no PagSeguro.

Valor: R$ 47,00.

Requisitos: Computador com Windows e Excel 2010 ou superior que rode macros.

Dicas para economia de energia elétrica

E aqui vão algumas dicas para economizar usando a planilha:

  1. Faça um levantamento completo das cargas e aparelhos da sua unidade de consumo (residência, loja, escritório, condomínio, etc.). Dessa forma, você terá elementos para tomar decisões.
  2. Descubra os vilões de consumo. Depois de levantar o consumo dos aparelhos você vai descobrir quais são os devoradores de energia. Estes precisam de atenção maior.
  3. Entenda a diferença entre potência nominal e potência média. A potência nominal é aquela que aparece na etiqueta do aparelho e corresponde ao consumo em carga plena. A potência média, normalmente é mais baixa do que a nominal e corresponde à potência que de fato é gerada. A diferença se deve ao fato de a potência variar de acordo com o uso e o ciclo de operação dos aparelhos.
  4. Crie cenários de consumo. O consumo de verão pode ser bem diferente do consumo no inverno. Analisar vários cenários lhe dará uma visão mais ampla do consumo da unidade.
  5. Avalie o consumo passivo da unidade. O consumo passivo ocorre sem a presença de pessoas. Mesmo nessa condição pode estar ocorrendo um consumo significativo de energia.
  6. Atente aos aparelhos de baixo consumo, mas uso prolongado. Há vários equipamentos que tem potência baixa, mas acabam sendo vilões porque são usados ininterruptamente como os aparelhos em stand by.
  7. Use quantidade zero para testar cenários. Se você pretende fazer uma reforma substituindo equipamentos pode simular a troca dos aparelhos em um cenário futuro digitando quantidade zero para os aparelhos que serão desativados.

Veja também: Controle financeiro em Excel


Controle suas finanças pessoais e familiares com esta planilha registrando suas despesas, receitas e investimentos. Crie planos de contas, agende lançamentos periódicos, analise os dados em gráficos e economize tempo. Faça o download grátis.

Sua opinião me interessa