Criptografia de Cesar em Excel

Baixe a planilha grátis e criptografe mensagens usando três métodos tradicionais: RC4, Vigenère e César.

A criptografia de Cesar é, provavelmente, a mais antiga e conhecida. Era usada pelo imperador Júlio Cesar há dois mil anos para trocar mensagens sigilosas com seus generais durante as guerras. Isso nos mostra que desde os primórdios a criptografia é uma técnica de interesse militar.

Simples para os dias atuais, a cifra de Cesar é um algoritmo de substituição, em que um caractere é trocado por outro definido a partir de um deslocamento na lista de caracteres. Por exemplo, se for adotado o deslocamento 1, o caractere A será substituído pelo caractere B que corresponde ao deslocamento de uma posição na sequência de letras do alfabeto romano. A lista é circular, então, a letra Z é substituída por A.

Para decifrar a mensagem encriptada basta aplicar o mesmo deslocamento usado para a cifragem, só mudando as posições no sentido oposto.

Cifra de substituição e deslocamento

A cifra de César não é difícil de quebrar desde que se conheça o método. Por tentativas o hacker pode ir testando deslocamentos até obter uma mensagem em linguagem natural. Para reduzir o risco seria preciso combinar o algoritmo de Cesar com algum método adicional, como por exemplo, embaralhar os caracteres em uma ordem diferente da tradicional ordem alfabética.

A cifra de Cesar tradicional é composta pelas 26 letras maiúsculas do alfabeto romano, mas, em nossa planilha adotamos uma lista mais extensa com 128 caracteres, o que abrange a maioria dos caracteres da nossa escrita.

Reversibilidade

Uma característica notável da criptografia Cesar é que existe um deslocamento que torna o processo reversível, ou seja, aplicando o algoritmo à mensagem cifrada, recupera-se a mensagem plana original. Na cifra tradicional com 26 caracteres o deslocamento 13 gera a reversibilidade. Em nosso encriptador com 128 caracteres o deslocamento 64 é reversível.

Autor: Radamés

Engenheiro curitibano pela UFPR, professor e produtor de conteúdos e ferramentas educacionais para a Internet.

Sua opinião me interessa