Calcule o valor nutricional de refeições no Excel

Que tal saber o valor nutricional de uma refeição item por item: energia, carboidratos, proteína, lipídeos, sódio, colesterol, fibra. É só baixar a planilha e compor seu prato.

A planilha foi baseada em dados da TACO Tabela Brasileira de Composição de Alimentos da Unicamp que traz informações nutricionais de mais de quinhentos alimentos diferentes.

Se preferir, baixe a versão desbloqueada grátis na área de Downloads para usuários cadastrados.

Assista no final deste post o vídeo explicativo.

E conheça também:

Ficha técnica de alimentos em Excel

Com esta planilha você cria fichas técnicas de alimentos, calcula o valor nutricional e gera a rotulagem Anvisa da preparação.  Guarde todas as suas fichas técnicas em uma só planilha, controle seus custos e economize tempo deixando os cálculos por conta do Excel.

Versão free

  • Produz uma ficha técnica completa.
  • Calcula valor nutricional da preparação.
  • Tabela nutricional com mais de 500 itens.

Valor: Grátis

Versão premium

  • Grava número ilimitado de fichas.
  • Calcula valor nutricional da preparação.
  • Gera rotulagem Anvisa em três formatos.
  • Tabela nutricional com mais de 2500 itens expansível.
  • Sem limitação de itens de insumos.
  • Fichas com imagem ilustrativa.
  • Suporte técnico por três meses após aquisição.
  • Atualização de versões por um ano.

Valor: R$ 95,00.

Adquira agora em ambiente seguro.

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Enviaremos a planilha para seu e-mail assim que recebermos a confirmação do PagSeguro.

Requisito: Computador com sistema operacional Windows e aplicativo Excel 2010 ou superior.

O que é uma ficha técnica?

A ficha técnica é um documento que descreve passo a passo a preparação de um alimento, detalhando quantidades de insumos, custos, técnicas de preparo, equipamentos e mão de obra. É bastante útil em restaurantes, indústrias alimentícias e para qualquer pessoa que deseja ter controle da sua produção dos alimentos.

A planilha de ficha técnica calcula rapidamente os custos diretos de produção, faz a conversão de unidades e permite que se trabalhe combinando unidades diferentes de medida. Por exemplo: é possível definir as quantidades brutas usando medidas caseiras e a planilha faz a conversão para quantidades líquidas em gramas, o que é importante para o cálculo de valor nutricional.

A planilha economiza tempo, pois você só cadastra a informação uma vez e pode utilizá-la em várias preparações. Também é possível calcular rapidamente quantidades e custos de preparações múltiplas.

É possível imprimir a ficha técnica operacional para utilizá-la como roteiro para os profissionais que atuam na cozinha.

Rotulagem Anvisa

Depois de criar a ficha técnica de uma preparação é possível gerar o rótulo nutricional Anvisa do alimento. Nesse rótulo constam informações nutricionais no padrão exigido pela Anvisa para comercialização de produtos alimentícios.

Valor nutricional

Assista ao vídeo e veja como usar a planilha valor nutricional de refeições.

A planilha de valor nutricional de refeições ajuda as pessoas que querem acompanhar seu consumo diário de nutrientes por recomendação médica ou para uma vida mais saudável.

Na planilha você escolhe os alimentos que vão compor o seu prato e a quantidade que vai ser consumida. A partir dessas informações a planilha fornece os valores de energia, carboidratos, proteínas, lipídeos e outros nutrientes da refeição.

valor nutricional de refeições no Excel

Autor: Radamés

Engenheiro curitibano pela UFPR, professor e produtor de conteúdos e ferramentas educacionais para a Internet.

7 comentários em “Calcule o valor nutricional de refeições no Excel”

  1. Parabéns por compartilhar seus conhecimentos! Gostei muito da planilha para calcular as refeições mas tenho uma dúvida, quando adiciono os alimentos da refeição as anteriores do exemplo não são apagadas, apenas substituídas, sendo que ainda restam alguns alimentos que não fazem parte da refeição atual na contabilização. Obrigada!

    1. Oi. Nesse caso você deve apagar todos os valores da coluna quantidades. Assim limpa a lista e você começa do zero.

Sua opinião me interessa