Controle as despesas de seu automóvel no Excel

Acompanhe o consumo de combustível, as manutenções e outras despesas como impostos e desvalorização do seu carro. Baixe a planilha:

Ou então, baixe a planilha original grátis sem senha na área de usuários cadastrados.

Controle de despesas de veículo

Desvalorização; uma das maiores despesas com seu carro

Muitos proprietários de automóvel não se dão conta que uma das despesas mais altas de um automóvel é a desvalorização que ocorre à medida o veículo vai ficando velho. A depreciação é alta especialmente quando o carro é semi-novo. E fica mais alta quando o carro é financiado, pois os juros pagos à financeira são salgados e não se incorporam ao valor de mercado do automóvel.

Consumo médio de combustível

Com a planilha é possível calcular o consumo médio de combustível do veículo inclusive se você usa mais de um combustível no seu carro. O Excel faz os cálculos a partir das informações que você digita quando vai ao posto abastecer. O único cuidado a tomar é que o consumo médio precisa ser feito com o método dos tanques cheios. Você vai ao posto e enche o tanque; depois roda com o carro e volta ao posto para encher o tanque novamente. O consumo médio deve ser calculado entre dois tanques cheios.

Assista ao vídeo e saiba como a planilha funciona.

Manutenções periódicas

A planilha ajuda o proprietário controlar as manutenções periódicas do carro como trocas de óleo, balanceamento de pneus ou substituição de pastilhas de freio. Para isso, o Excel se baseia em informações fornecidas sobre manutenções e prevê quando vão ocorrer as próximas. Algumas manutenções controladas na planilha:

ManutençãoA cada … Km
Alinhamento de rodas10.000
Amortecedor30.000
Balanceamento de pneus10.000
Bateria20.000
Escapamento30.000
Filtro de ar10.000
Filtro de combustível10.000
Filtro de óleo10.000
Fluído de direção hidráulica30.000
Fluído de freio30.000
Fluido de refrigeração30.000
Óleo de motor7.500
Pastilha de freio20.000
Pneu50.000
Retítifica de motor200.000
Revisão periódica10.000
Vela30.000

As quilometragens acima podem ser editadas para adaptar-se à realidade do seu carro.

Autor: Radamés

Engenheiro curitibano pela UFPR, professor e produtor de conteúdos e ferramentas educacionais para a Internet.

11 comentários em “Controle as despesas de seu automóvel no Excel”

  1. Bom dia! Muito bacana essa planilha e diversas outras do seu site. Parabéns pela iniciativa! Em relação à planilha de Despesas de veículo eu tenho uma dúvida: na aba “combustível”, ao preencher a primeira linha com dados do primeiro abastecimento (tanque cheio), eu devo botar somente quantos litros foram necessários para completar o tanque ou devo botar a quantidade de litros total que o meu tanque possui (48l)?
    Agradeço desde já!
    abs!

  2. Boa noite, gostei muito da planilha, parabéns! teria como adicionar itens no campo manutenção? filtro de cabine, fluido do cambio, entre outros?

    1. Olá, Marcos: Sim, você pode editar os itens. Sugiro que você baixe a versão desbloqueada (protegida sem senha). Aí você poderá editar à vontade.
      Abraço

      1. olá, tenho interesse na planilha desprotegida, para adaptar algumas informações. Como conseguir a senha?

    2. OI. Kenzo:

      Na primeira linha você coloca quantos litros foram colocados pelo frentista. A média de consumo você terá após algumas linhas preenchidas.

      Abraço

      Radamés

  3. Oi. Essa informação é trazida automaticamente da outra planilha. Ele vai pegar o valor mais alto de quilometragem registrada na planilha de abastecimento.

  4. Boa noite amigo, baixei a planilha mas não consigo atualizar o KM do meu veiculo, esta pedindo senha. Como proceder?

  5. Oi, Ieda. A planilha é 100% funcional mesmo bloqueada. O bloqueio é para evitar o apagamento acidental das fórmulas. Provavelmente você tentou digitar em alguma célula que é calculada automaticamente.

Sua opinião me interessa