O notebook de bambu e o rádio de madeira

A AsusTek Computer de Taiwan desenvolveu a linha de notebooks EcoBook com carcaça feita de tiras prensadas de bambu. O resultado é bem interessante tanto no aspecto ambiental como no estético. O bambu é uma matéria prima renovável, resistente, durável e biodegradável, Ele cresce rápido e se for usado na produção de bens duráveis tem potencial para sequestrar carbono da atmosfera.


O notebook de bambu me faz lembrar que no passado rádios, toca-discos e televisores eram fabricados com carcaça de madeira. Muitos desses eletrodomésticos ainda funcionam por aí graças ao carinho dos aficionados por antiguidades  Pois é, às vezes, para evoluir é preciso voltar no tempo.

P.S. Post scriptum

Esta postagem foi feita no longínquo ano de 2008, época em que a Asus lançou seu notebook de bambu. Revisei o post em 2020 e o mantenho no ar porque curiosamente ainda tem acessos. Pesquisei por notebooks de bambu e eles ainda existem, embora não estejam disponíveis no Brasil. Acredito que é uma solução de design com mais apelo para o público oriental.

Quanto ao caráter ecológico do notebook de bambu creio que não é uma solução com ganhos elevados para o meio ambiente, mas que chama a atenção para a possibilidade de conciliar alta tecnologia com técnicas tradicionais. Acho a ideia ainda válida e o design é bem agradável.

Eco-consumo

Cinco questões sobre consumo consciente padrão ESG

1 pensou em “O notebook de bambu e o rádio de madeira

Sua opinião me interessa