Como reaproveitar a água da lavadora sem levar banho

A água que sai da máquina de lavar pode ser usada para lavar pisos, carro e outras coisas laváveis com água de segunda mão. A ideia é ecológica, mas quem já tentou colocá-la em prática sabe que dá trabalho porque a maioria das máquinas de lavar não foi pensada para os novos tempos ecológicos. Aqui vão algumas dicas de reaproveitamento:

Lavadoras com botão Economia

O cidadão consciente tem que ficar de plantão do lado da máquina esperando chegar o momento exato do ciclo de lavagem em que ela começa a drenar água. Para resolver essa parada, a Electrolux inovou em sua linha Turbo ECOnomia de lavadoras com uma ideia simples: colocou no painel das máquinas o botão ECONOMIA.

Funciona assim: se você quiser reaproveitar a água, aperta o botão ECONOMIA no início da lavagem e um led acende. Quando a máquina chega na etapa de drenagem, o ciclo é interrompido automaticamente e o led começa a piscar avisando que a água já pode ser recolhida. Dessa forma, é possível se organizar para recolher a água sem levar banho ou inundar a lavanderia. Apertando o botão ECONOMIA nessa etapa, inicia-se a drenagem.

O botão ECONOMIA fica bem à vista no painel e isso, provavelmente, vai incentivar as pessoas a usá-lo com frequência. Taí uma ideia simples de custo mínimo que ajuda a economizar o mais precioso dos líquidos. Ao comprar uma máquina de lavar verifique se o fabricante também fornece esse recurso.

Armazenando a água que sai da lavadora

Existem soluções para armazenar a água que sai da lavadora para aproveitamento posterior. Pesquise na Internet que você encontra produtos nessa linha. Basicamente, são reservatórios que recebem a água da lavadora e tem como ser drenados aos poucos para um reaproveitamento completo da água. Na imagem temos um exemplo:

Cisterna 150 l e-coisas

Reuso na própria lavadora

Para quem quer ir além existe a possibilidade de usar duas cisternas. A primeira para a água de lavagem que será usada na lavagem de pisos, automóveis, etc. A segunda cisterna recebe água de enxágue que pode ser usada para fazer a lavagem da próxima carga de roupa. Dessa forma, a água tratada passa duas vezes pela máquina de lavar. Na primeira vez ela é usada para enxágue e na segunda para lavagem.

Faça você mesmo

Não é fácil encontrar soluções de reaproveitamento prontas para comprar. Provavelmente, você terá que montar os seu próprio sistema. Lembre dessa dicas:

Bombona atóxica. Se você é adepto do faça você mesmo, pode usar uma bombona plástica com capacidade para absorver toda a carga da máquina de lavar. Como essas bombonas geralmente são recicladas, prefira uma de uso alimentício para evitar contaminação por produtos químicos.

Bomba d’água. Se você quiser, pode usar uma bomba para facilitar o manejo da água armazenada. Por exemplo: uma bomba facilita o envio da água de enxágue de novo para a máquina de lavar onde será reusada como água de lavagem. A bomba permite enviar a água para outros lugares como as descargas de banheiro. Também produz um jato na hora de lavar pisos e carros. Bombas que você pode usar:

  • Bomba submersível. Vai dar menos trabalho com conexões.
  • Bomba de máquina de lavar. Uma bomba de máquina de lavar custa barato, mas vais dar algum trabalho para montar e proteger contra respingos.
  • Bomba de recalque. Uma bomba centrífuga para recalque vai deixar sua instalação mais profissional.

Sistemas de reaproteitamento

Sistema básico

No esquema mostrado na imagem temos um reaproveitamento básico e manual. A água é coletada em uma bombona e movimentada com baldes. Dá para voltar a água de enxágue para a lavadora, por exemplo. Você precisa acompanhar o processo. Se for reusar a água em lavadora de alta pressão é recomendável instalar um filtro de impurezas na entrada.

Sistema pleno

Nesse caso, temos o reuso otimizado da água da lavadora com duas cisternas (uma para água de lavagem e outra para enxágue). Uma bomba eleva a água de enxágue para reuso na máquina de lavar. A água de lavagem é usada na lavadora de alta pressão com filtro ou extraída no balde para limpeza grosseira em geral. A economia de água é de 50% considerando que a água de enxágue volta à lavadora para a lavagem seguinte.

Sistema ninja

Aqui temos um sistema avançado com todas as opções do sistema pleno e mais alguns requintes como:

  • Válvulas de três vias para direcionar o fluxo mais facilmente.
  • Pressostato que liga e desliga a bomba sempre que a pressão na tubulação cai.
  • Medidor de turbidez que direciona a água mais suja para um reservatório e a mais limpa para outro.
  • As bombonas têm ladrão. A bombona de enxágue extravasa na bombona de lavagem e esta para o esgoto.
  • A água de lavagem alimenta a descarga dos banheiros.

Triplo uso

Usando os métodos completos acima você usa a mesma água três vezes:

  • Primeiro uso: enxágue da primeira carga.
  • Segundo uso: lavagem da segunda carga.
  • Terceiro uso: lavagem de pisos ou descarga de banheiro.

Planilha das lavadoras de roupa mais econômicas do Brasil

Baixe a planilha completa grátis. Veja todos todos os 282 modelos na planilha completa.

Na ponta do lápis

Qual é a economia mensal de água se adotarmos as seguintes soluções?

  • Usar a água de enxágue da lavadora na etapa de lavagem seguinte.
  • Usar a água de lavagem na descarga dos banheiros e na lavagem geral de pisos e carros.

Antes de adotar as soluções:

  • 15 ciclos de lavagem por mês: 1.500 litros/mês.
  • 10 descargas de banheiro diárias: 3.000 litros/mês.
  • 4 lavagens gerais por mês: 400 litros/mês.

Total: 4.900 litros/mês.

Após adotar as soluções:

  • Ciclos de lavagem: 750 litros/mês.
  • Descargas de banheiro: 2.650/mês.
  • Lavagens gerais: 0 litros/mês.

Total: 3.400 litros/mês

Economia: 1.500 litros/mês = 18 m3/ano de água potável.

A economia pode ser maior em casas que lavam mais do que 100 kg de roupa por mês, ou que têm lavadoras ineficientes que consomem mais de 100 litros por ciclo de lavagem.

Mais ideias ambientais ao lavar roupa

  • Carregue a lavadora na carga máxima, assim você executa menos ciclos de lavagem.
  • Lave várias cargas de roupa em sequência para aproveitar a água do enxague na próxima lavagem começando pelas roupas brancas e deixando por último as roupas coloridas escuras.
  • Evite os ciclos com duplo enxágue.
  • Prefira lavar com água fria caso a máquina permita aquecimento da água.
  • Prefira a secagem natural ao vento em vez de usar a função secagem da máquina.
  • Você pode usar a água recolhida da máquina para alimentar uma lavadora de alta pressão. Nesse caso, é bom instalar um filtro na entrada da lavadora de alta pressão.

Cuidados

  • Não armazene a água de lavagem por muito tempo. Pode exalar mau cheiro. É recomendável lavar periodicamente os reservatórios de água de reuso.
  • Instale o dreno na parte mais baixa do reservatório de reuso para permitir drenagem integral. Não jogue água nova em cima de água velha.
  • Não utilize água da lavadora para regar plantas.
  • Se usar amaciante na etapa de enxague é melhor não usar essa água para a próxima lavagem, pois o amaciante e o sabão juntos não combinam.
  • Não utilize a água da lavadora para consumo humano como tomar banho ou lavar louças.
  • A água usada para lavar calçadas e carros deve ser lançada nos ralos de esgoto e não na rede de águas pluviais.
  • Tampe bem os reservatórios para não virar criadouro de larvas de mosquito.
  • Evite usar água de lavagem muito suja no vaso sanitário para não manchar a louça.

Eco-tecno-casa

Minimalismo raiz x minimalismo Nutella

10 pensou em “Como reaproveitar a água da lavadora sem levar banho

  1. kkkkkkk… pensei que esse botão servisse para reaproveitar a água para lavar a roupa novamente com a msm água

    1. Exatamente como eu pensei quando comprei a minha… Além dessa decepção ela ainda não lava muito bem as roupas…

  2. Nao seria nada mal eles pensar na idéia de recolher a água usada para reaproveitar em outra roupa, eu pensando que minha máquina estava com problema, esperando ela “sugar” a água kkkkkk ja que é essa finalidade o tal ECONOMIA nao serviu muito porq quando vou usar a água deixo a mangueira no tanquinho para escoar, quero uma que suga a água rsrsrs

  3. kkkkkkk, gente eu pensando igual vcss queria reutilizar pra lavar a roupa…. kkkk seria uma otima ideia.. economia verdadeira de agua, nem sempre a gente tem tempo de ficar drenando a agua da maquina pra usar em outras partes da casa, afinal hoje em dia trabalhamos muito

  4. Eu pensei a mesma coisa enchia um balde enorme colocava a mangueira da mqn dentro do balde e apertava o botao da economia e ficava esperando a maquina sugar a agua tonta que sou kkkkk

  5. Eu fazia igual todos vocês. Qual a diferença dessa drenagem com simplesmente colocar a mangueira de centrifugação dentro de um tanque por exemplo? Tinha q puxar a água. Serviço inútil da Electrolux. E aquela trava na porta q leva uma eternidade depois q terminou de bater pra abrir. Um saco!

Sua opinião me interessa