Ideias

Aquecimento global e aquecimento local

O meteorologista Anthony Watts coloca em dúvida a precisão das estimativas do aquecimento global. Segundo ele, as medições estão superestimadas e aponta motivos como o fato de que três quartos das estações de medição climática que coletavam dados de temperatura no passado já foram desativados o que dificulta a comparação com temperaturas atuais. Para complicar, boa parte das estações de hoje estão localizadas em áreas com micro clima muito alterado pelo homem.

O pesquisador cita o exemplo de uma estação localizada dentro de um estacionamento de concreto na cidade de Tucson, Arizona. No passado havia mais estações localizadas em áreas rurais, em altitudes elevadas e em altas latitudes, o que contrasta com as estações climáticas urbanas de hoje. O meio urbano sabidamente pode criar bolsões de calor por conta do excesso de asfalto e concreto e pela carência de áreas verdes.

Independente de Watts estar certo podemos tirar algumas tristes conclusões de seu relatório Surface Temperature Records: Policy Driven Deception? A primeira é que o aquecimento global pode estar super dimensionado, mas existe. A segunda é que pesquisadores competentes estão consumindo energias tentando desacreditar uns aos outros quando podiam estar unidos em favor do meio ambiente.

A terceira conclusão é sobre aquecimento local. Mesmo que não houvesse aquecimento global, que ele fosse apenas uma ilusão de ótica causada por variações de micro clima as pessoas conscientes continuariam preocupadas porque o aquecimento local também é um problema ambiental sério que implica em perda de qualidade de vida e indica degradação ambiental. Quando converso com os mais velhos sobre o clima de minha cidade, eles sempre dizem que no passado Curitiba era mais fria e havia mais geadas. Acredito que eles estão certos e que não se trata de opinião induzida pela mídia, mas nessas horas eu sempre digo que há cinquenta anos Curitiba tinha menos asfalto, menos concreto e muito mais áreas verdes.

O aquecimento local é uma desgraça ambiental tanto quanto o aquecimento global, pois o planeta hoje está repleto de imensas manchas urbanas onde o clima local sofreu transformações drásticas. O aquecimento local é causado pela ocupação desordenada do solo, pelo desmatamento e por outras ações humanas. A maioria das pessoas vive no meio urbano. Se elas percebem que o clima está ficando mais quente onde vivem, pouco importa se o aquecimento é global ou local. O que importa é que temos que reduzir todas as formas de aquecimento causadas pela ação humana.

Ambientalismo

Radamés

Engenheiro curitibano pela UFPR, professor e produtor de conteúdos e ferramentas educacionais para a Internet.

Share
Published by
Radamés

Recent Posts

Meu minimalismo

O que é Não sei bem o que é, mas vou dar a minha versão.…

54 anos ago

Os televisores mais econômicos do Brasil

O televisor é um item de peso no consumo de energia elétrica da casa. Em…

54 anos ago

Pequenas grandes ideias ambientais

Segue algumas ideias simples que podem ser postas em prática com pouco esforço e que…

54 anos ago

Mitos ambientais

Consciência ambiental é importante, mas é preciso cuidado para não cair em visões distorcidas sobre…

54 anos ago

Ecológico é …

Algumas ideias ecológicas poderosas. Ter poucos filhos Você pode adquirir hábitos sustentáveis como ir ao…

54 anos ago

Calçada pública de granito para bacanas

No início de 2013 os curitibanos foram surpreendidos com uma obra pública para lá de…

54 anos ago