Ideias

Carro preto é ruim para o meio ambiente?

O estado americano da Califórnia tem fama de estar na vanguarda da legislação ambiental. Parabéns ao exterminador de emissões e governador Arnold Schwarzenegger. Recentemente, porém, os legisladores californianos lançaram uma proposta no mínimo polêmica. A assembleia da Califórnia quer aprovar uma lei que impõe limite mínimo para a refletividade da pintura dos carros. Explicando: os carros vão ter que refletir a luz solar com eficiência para evitar que fiquem muito aquecidos quando expostos ao sol. Dessa forma, o veículo economiza no ar condicionado, consome menos combustível e lança menos carbono na atmosfera. Essa lei pode inviabilizar a fabricação de carros pretos que absorvem mais os raios solares do que as cores claras.

Leis que reduzem a poluição são sempre bem-vindas, mas é preciso tomar cuidado para não colocar o foco na ferradura, quando o problema é com o cavalo. Se as celebridades californianas saírem todas pela Sunset Boulevard de carro branco, vamos ter um ínfimo ganho ambiental, já que o problema está no carrão potente com seu ar condicionado ultra refrescante e não na cor preta da lataria.

Uma lei como essa pode gerar o efeito oposto ao desejado. O cidadão que pintar o seu carro de branco pode ficar relaxado achando que zerou o seu problema ambiental. Aprovada a lei, os donos de automóvel terão que se adequar a ela, haverá muita discussão e gasto de energia à toa, já que no final o ganho será pífio. O que os californianos conscientes sabem é que para reduzir a emissão de carbono a melhor solução é deixar o carro na garagem e sair por aí pedalando uma magrela, pegando o metrô ou resolvendo a parada pela Internet.

O problema é que os americanos criaram a civilização do automóvel. Para eles, o carro é praticamente uma extensão de seus corpos. Hollywood poderia ajudar a mudar essa cultura. Que tal se no próximo filme do Batman, o batmóvel fosse branco?

Eco-consumo

Radamés

Engenheiro curitibano pela UFPR, professor e produtor de conteúdos e ferramentas educacionais para a Internet.

View Comments

  • eu achei uma falta de respeito dizerem que pelo fato do carro ser preto ele seja culpado por fazer isso,seu rexista,maxista e omofobicos me senti estuprada

Share
Published by
Radamés

Recent Posts

Meu minimalismo

O que é Não sei bem o que é, mas vou dar a minha versão.…

54 anos ago

Os televisores mais econômicos do Brasil

O televisor é um item de peso no consumo de energia elétrica da casa. Em…

54 anos ago

Pequenas grandes ideias ambientais

Segue algumas ideias simples que podem ser postas em prática com pouco esforço e que…

54 anos ago

Mitos ambientais

Consciência ambiental é importante, mas é preciso cuidado para não cair em visões distorcidas sobre…

54 anos ago

Ecológico é …

Algumas ideias ecológicas poderosas. Ter poucos filhos Você pode adquirir hábitos sustentáveis como ir ao…

54 anos ago

Calçada pública de granito para bacanas

No início de 2013 os curitibanos foram surpreendidos com uma obra pública para lá de…

54 anos ago