Voltar para: Lightroom
Edição básica – paisagens
Funcionalidades usadas nesta atividade:
- Modo revelação.
- Edição básica.
- Calibração de câmera.
- Correção de lente.
Nesta atividade faremos a edição básica de uma fotografia de paisagem capturada em RAW. Importe a imagem para o catálogo do curso. Esta é a imagem antes da edição:
Observando a imagem
Antes de começar a editar a imagem faça um reconhecimento da situação.
- Nitidez. Aplique zoom 1:1 em vários pontos da foto para observa-la de perto. Em fotos de paisagem é preciso observar o foco dos objetos mais próximos da câmera, dos que estão em distância intermediária e dos mais distantes.
- Exposição. Observe a exposição em cada área da foto. Paisagens costumam ter problemas de exposição localizados devido aos altos contrastes de ambientes externos. Na foto analisada, o céu está muito exposto, as áreas verdes distantes estão escuras, enquanto que o campo de trigo está com exposição adequada.
- Nível. Observe o nivelamento da linha do horizonte. Em fotos de paisagens, as pessoas esperam que a linha do horizonte esteja bem horizontal.
- Composição. Veja se é possível melhorar a composição da foto fazendo um corte ou alterando a proporção da imagem.
- Cores. Analise as cores da foto. Estão fieis ou precisam de ajuste?
- Presença. Veja se a foto precisa de ajustes de claridade, saturação e contraste.
- Defeitos. Veja se a foto apresenta sujeiras de lente, flares indesejados, aberração cromática, etc.
- Distrações. A foto apresenta objetos indesejados ao contexto? Em fotos de paisagem não é agradável encontrar lixo, por exemplo.
Calibração de câmera
Embora a calibração de câmera esteja no final do fluxo do Lightroom é uma boa ideia fazer a calibração no início, porque ela influencia outras etapas da edição. A calibração consiste em selecionar um perfil de câmera e só faz sentido em fotos RAW, pois se a foto foi capturada em JPEG virá com um perfil incorporado que não pode ser alterado.
O Lightroom identifica a câmera que gerou a foto e sugere perfis de câmera compatíveis. Você deve escolher entre o perfil Adobe padrão ou algum perfil da câmera utilizada. Teste cada um deles para decidir.
Sugestão: Escolha o perfil que lhe traga economia de trabalho. Se você pretende fazer uma edição para dar mais presença à foto, selecione um perfil como o vívido da Nikon que acentua a presença.
Correções de lente
Outros ajustes que podem ser feita logo no início da edição são as correções de lente. O Lightroom reconhece a lente utilizada na foto e faz correções recomendadas para aquela lente específica. As correções de lente são importantes principalmente quando há elementos de arquitetura na foto.
O Lightroom é bem eficiente na remoção de aberração cromática, que são aquelas auras coloridas que aparecem nas bordas dos objetos da foto.
Equilíbrio de branco
Nas fotos capturadas em RAW o controle do equilíbrio de branco é mais efetivo. Você pode ajustar o equilíbrio de branco de várias formas:
- Use o ajuste automático do Lightroom. Nem sempre produz bons resultados, mas pode servir de base para um ajuste mais fino.
- Use o conta gotas para indicar uma área da foto na cor cinza claro neutro. O Lightroom usará esta referência para ajustar o equilíbrio de branco.
- Use um ajuste pré definido de acordo com a iluminação usada: luz do dia, nublado, lâmpada incandescente, flash, etc.
- Use os controles deslizantes de temperatura de cor e colorir até atingir o equilíbrio de cor satisfatório.
Lembre-se que a definição do EB não é exata, depende da percepção do fotógrafo e do efeito que deseja produzir.
Exposição
Nas fotos externas podemos ter altos contrastes de exposição, ou seja, em algumas áreas da foto ocorre sobre exposição e em outras sub exposição. Nesses casos, o ajuste geral na exposição não é suficiente. Podemos, nesses casos ajustar a exposição por faixas.
O Lightroom trata separadamente quatro faixas de exposição:
- Brancos. Incidência de luz bem acentuada.
- Realces. Intensidade de luz acentuada.
- Sombras. Pouca incidência de luz.
- Pretos. Incidência de luz muito baixa.
Use os controles deslizantes do Lightroom para ajustar a exposição da foto por áreas. Uma boa ideia para esta foto é reduzir os brancos e realces e aumentar a luz sobre as sombras e pretos para trazer os pixels para a área mais central do histograma. Dessa forma o céu fica mais azul e as áreas verdes mais claras.
Ajustes localizados de exposição
Se os ajustes de exposição gerais não forem suficientes você pode tentar ajustes localizados usando as ferramentas filtro gradual, filtro radial e pincel de ajuste. Sugestões para a nossa foto:
- Crie um filtro radial elíptico sobre a área verde da foto e aumente a exposição em 0,5.
- Crie um filtro gradual sobre o céu e baixe a exposição em 0,5.
- Crie um filtro de pincel sobre área da foto que precisem de ajustes pequenos de exposição.
Presença
Os ajustes de presença dão mais vida à foto. Faça ajustes de contraste, claridade, vibração e saturação para melhorar a presença.
Lembre-se que esses controles devem ser usados com moderação, pois facilmente podem cair no exagero.
Veja o antes e depois da foto. Foi utilizado o perfil standard da câmera.