Voltar para: Excel avançado
Catálogo de fotos
Funcionalidades usadas nesta atividade:
- Função LOCALIZAR.
- Função ESQUERDA.
- Função DIREITA.
- Função NÚM.CARACT.
- Função SEERRO.
- Função SE.
- Função TRANSPOR.
Um fotógrafo quer usar o Excel para organizar seu catálogo de fotos. Ele guarda as informações EXIF de cada foto e quer adicionar tags às fotos para ser mais fácil encontra-las na listagem.
Busca por tags
Vamos começar criando um mecanismo de busca das fotos a partir de uma tag digitada. A planilha deve ficar como a mostrada a seguir:
As tags são digitadas na coluna C e como não há um limite de quantidade é melhor deixar as células desta coluna com quebra de texto automático.
- Crie uma coluna com o nome Posição. Nesta coluna vamos registrar a posição em que inicia o texto procurado caso ele esteja presente na célula.
- Na primeira célula da coluna insira a função LOCALIZAR.
- O texto procurado é o que for digitado na célula do campo de busca.
- A célula onde será feita a busca é a que contém as tags da fotografia.
- Como ocorre erro caso nada seja localizado, vamos embutir a função LOCALIZAR dentro de uma função SEERRO.
Digite assim: =SEERRO(LOCALIZAR(C$3;C7);””) - Copie a função para as demais células.
- Crie uma coluna chamada Encontrada.
- Insira na primeira célula a função SE.
- O teste lógico verifica se existe valor na coluna Posição.
- Se o teste der verdadeiro apresentamos o valor buscado.
- Se o teste der falso não exibimos nada. Digite assim: =SE(D7<>””;C$3;””).
Pronto. Desta forma destacamos as linhas que contem a tag buscada. Use o filtro para esconder as células vazias da coluna Encontrada.
Dados EXIF
Toda foto tem um conjunto de informações técnicas chamado dados EXIF. O fotógrafo usa seu software de tratamento de imagens para exportar essas informações para um arquivo de texto simples. Em seguida, ele importa os dados de texto para o Excel.
Na planilha, temos que tratar os dados EXIF recebidos, pois, as informações estão misturadas e temos que separa-las em duas colunas, uma para a informação em si e outra pra seu rótulo. Olhando bem as informações vemos que os dados estão separados por um hífen, mas atenção: existem outros hífens no texto que não são os separadores que precisamos identificar. Assim, sendo, o nosso separador ideal é o espaço seguido de hífen. Vamos buscá-lo usando a função LOCALIZAR.
- Crie uma coluna à direita dos dados EXIF e nomeie como Separador.
- Na primeira célula da coluna insira a função LOCALIZAR.
- O texto a localizar é a sequência espaço + hífen.
- A sequência deve ser buscada na célula com dados EXIF.
- Copie a função para as demais células da coluna.
- Crie uma coluna à direita das demais e nomeie como Número de caracteres.
- Insira na primeira célula a função NÚM.CARACT.
- A contagem de caracteres deve ser na célula dos dados EXIF.
Com os dois números auxiliares calculados podemos fazer a separação do texto em duas colunas.
A coluna dos rótulos será obtida com a função ESQUERDA.
=ESQUERDA(A2;B2)
A coluna das informações será obtida com a função DIREITA.
=DIREITA(A2;C2-B2-2)
Passando de linhas para colunas
As informações EXIF de cada foto devem ser inseridas na linha em que estão os demais dados da foto. O problema é que as informações EXIF que dispomos estão organizadas em colunas.
O Excel tem uma função especial que converte intervalos em colunas para linhas e vice-versa. É a função TRANSPOR. Veja a sequência para fazer rapidamente a passagem de colunas para linhas.
- Conte quantas células há na coluna de informações EXIF que queremos passar para linhas. Em nosso caso são 16.
- Na tabela de dados das fotos selecione 16 células vazias na mesma linha em que estão os demais dados da foto.
- Insira a função TRANSPOR neste intervalo de células.
- O único argumento da função é o intervalo de células de onde virão os dados. No nosso caso, selecione as 16 células da coluna com dados EXIF.
- Importante: não finalize o processo com ENTER. Esta é uma função matricial que incide sobre várias células. O padrão do Excel para executar funções matriciais é CTRL + SHIFT + ENTER.