Voltar para: Excel avançado
Cronograma de projeto com gráfico de Gantt
Funcionalidades usadas nesta atividade:
- Função DIATRABALHO.
- Gráfio de barras empilhadas.
- Exportação para PDF.
- Compartilhamento de planilhas.
Nesta atividade vamos criar um cronograma de projeto onde constam as etapas do projeto, sua data de início, duração em dias úteis e data de término. A partir dessa tabela montaremos um gráfico de Gantt que sintetiza as informações.
Comece pelos dados básicos da planilha que deve ser como esta a seguir:
A data de início dos projetos é digitada, mas para dar dinamismo ao cronograma você pode estabelecer que a data de início da etapa seguinte será igual à data de término da etapa anterior, desde que uma seja dependente da outra. Assim, se mudarmos algum valor na primeira etapa, isso repercutirá automaticamente nas demais etapas dependentes.
Para calcular a data de término de uma etapa, usaremos a função DIATRABALHO que soma os dias úteis especificados após a data inicial.
Para encontrar os dias corridos tire a diferença entra data de término e data inicial.
Gráfico de Gantt
Com a tabela concluída é possível criar o gráfico de Gantt correspondente. Usaremos um gráfico de barras empilhadas para isso.
- Selecione as duas séries que vão compor o gráfico: coluna da data de início e coluna da duração em dias corridos.
- Insira um gráfico de barras empilhadas.
- Os rótulos para as barras devem vir da coluna Etapas.
- As barras da série Início devem ser formatadas para ficar sem preenchimento e sem bordas. Assim, elas ficam transparentes no gráfico e simulam o Gráfico de Gantt.
- Formate o eixo horizontal para exibir datas começando um pouco antes da primeira etapa e se estendendo até um pouco depois da última. Assim, evitamos espaços vazios no gráfico.
- Formate o eixo dos rótulos para exibir categorias em ordem inversa. Assim, a apresentação começará com as etapas iniciais na parte superior do gráfico.
Distribuindo a planilha
Existem muitas maneiras de distribuir uma planilha permitindo que outras pessoas pessoas possam vê-la ou editá-la. Aqui, vamos usar dois recursos: exportar e compartilhamento.
- Exportação para PDF. Você pode exportar sua planilha para o formato PDF que é um padrão de arquivo bom para divulgar os dados sem que seja possível editá-los. Basta clicar em Arquivo e escolher a opção Exportar. Quem receber o arquivo PDF não precisa ter o Excel instalado para ver o conteúdo, mas precisa ter um leitor de PDF no computador.
- Compartilhar. Uma planilha do Excel pode ser compartilhada com outras pessoas pelo OneDrive. O OneDrive é o recurso de arquivamento em nuvem da Microsoft. Se você tem algum programa da linha Office instalado em seu computador pode usar o OneDrive. O compartilhamento pode ser com usuários específicos do OneDrive ou por URL. O compartilhamento por URL permite que qualquer pessoa acesse o arquivo desde que esteja conectada à Internet.